sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Professores cabenses participam de formação sobre uso adequado de tablets

TRE TABLET 010Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática que atuam no ensino fundamental (anos finais) da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho estão participando de uma formação continuada para uso dos aplicativos dos tablets recebidos pelos 10,8 mil alunos do 6º ao 9º ano. As formações são ministradas pela equipe pedagógica da empresa Positivo, que forneceu os tablets, e acontecem nas quatro regionais do município. Os equipamentos foram todos entregues aos alunos recentemente pelo próprio prefeito Vado da Farmácia.
A capacitação começou no último dia 17 e termina nesta sexta-feira (28). As aulas foram ministradas nas terças e quartas-feira para os professores de Língua Portuguesa, e nas quintas e sextas, para os que lecionam Matemática. Os encontros aconteceram nas Escolas Marivaldo Burégio (Regional 01), Professor Antônio Benedito (Regional 02), Professor Manoel Davi (Regional 03) e Padre Melo (Regional 04) e fazem parte da política de formação continuada e de inclusão digital do município.
TRE TABLET 007
No primeiro momento das capacitações, os professores tiveram uma aula teórica a fim de conhecer o aplicativo Aprimora que está presente nos tablets. Todos receberam apostilas explicando detalhadamente como funcionam os aplicativos e que servem também como manuais de instrução para solucionar dúvidas posteriormente. No segundo momento, os educadores tiveram acesso aos tablets e conheceram como podem usar os dispositivos educacionais em sala de aula. Dentre as várias ações, os mestres terão o poder de bloquear os aplicativos dos estudantes que não estejam voltados ao trabalho pedagógico.
As escolas das quatro regionais foram dotadas de servidores (com sistema de intranet) a fim de que os professores possam gerenciar os tablets dos alunos. Elas estão recebendo acompanhamento pedagógico da equipe da Positivo que, juntamente com os alunos, está solucionando dúvidas dos discentes sobre os dispositivos presentes na ferramenta tecnológica.
TRE TABLET 001
Para o secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, “a sociedade atual está cada vez mais inserida nas novas tecnologias, e a escola tem a obrigação de ensinar aos estudantes o uso adequado e responsável das ferramentas”. “Nessa perspectiva, o uso do tablet em sala, sob orientação de excelentes professores, tornará as aulas dinâmicas, interativas, além de atrair ainda mais os jovens para a instituição escolar”, frisou o secretário.
Os professores também aprovam a iniciativa. “Nossos pequenos e jovens fazem parte da geração Y e Z, jovens que fazem múltiplas atividades ao mesmo tempo. E para acompanhar esse ritmo frenético há a tecnologia para auxiliá-los. Pensando em atender às exigências da sociedade e promover um meio capaz de facilitar o ensino-aprendizagem, a Prefeitura do Cabo, por meio dos tablets, vem tornar nossos alunos cidadãos equipados para o presente”, destacou Alixandra Almeida, professora de língua portuguesa da Escola Professora Maria Thamar, de Gaibu.
Texto: Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário