quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dia D de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado

vacinacao_polioA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, durante todo este sábado (08/11), o Dia D de vacinação contra a poliomielite (Paralisia Infantil). Todas as crianças a partir dos seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser encaminhadas aos postos de vacinação com a caderneta, para verificar se todas as vacinas estão em dia. A Campanha Nacional será no período de 8 a 28 de novembro, com o objetivo de intensificar a prevenção e o combate às doenças, e terão dois dias “D” (8 e 22 de novembro), facilitando o acesso às vacinas.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama, vacinar as crianças é uma forma de responsabilidade e afeto, além de combater doenças futuras e melhorar a qualidade de vida. “Contamos com a presença de todos os pais para que possamos contemplar o número máximo de crianças”, destacou.
A vacina é oferecida rotineiramente em todos os postos de saúde para atender as crianças que devem ser vacinadas aos 2, 4 e 6 meses, além do reforço quando atingirem 1 ano e 3 meses. A vacina também deve ser tomada anualmente, a cada campanha.
POLIOMIELITE – A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode deixar sequelas permanentes ou levar à morte. A doença é transmitida principalmente no contato direto entre pessoas e a boca é a porta de entrada principal, seja através das gotículas da fala, tosse ou espirro, ou da água e alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes ou portadoras do vírus. Única forma de prevenção é a vacina e os bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos, as frutas e verduras.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário