quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Segundo dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo acontece neste sábado


vacinacaopolio-fotojoaobarbosa (8)A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, durante o sábado (22/11), o segundo Dia D de vacinação contra a poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Todas as crianças a partir dos seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser encaminhadas aos postos de vacinação com a caderneta, para verificar se todas as vacinas estão em dia. A Campanha Nacional segue até o dia 28 de novembro, e tem o objetivo de alcançar 95% das crianças, intensificando a prevenção e o combate às doenças, facilitando o acesso às vacinas.
A vacina é oferecida rotineiramente em todos os postos de saúde para atender as crianças que devem ser vacinadas aos 2, 4 e 6 meses, além do reforço quando atingirem 1 ano e 3 meses. A vacina também deve ser tomada anualmente, a cada campanha.
POLIOMIELITE – A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode deixar sequelas permanentes ou levar à morte. A doença é transmitida principalmente no contato direto entre pessoas e a boca é a porta de entrada principal, seja através das gotículas da fala, tosse ou espirro, ou da água e alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes ou portadoras do vírus. Única forma de prevenção é a vacina e os bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos, as frutas e verduras.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário