quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cabo realiza formatura de 300 alunos de cursos do Pronatec


Formatura_Pronate (253)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quarta-feira (26/11), através da Secretaria de Programas Sociais, a cerimônia de formatura de 300 alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade aconteceu na Quadra Poliesportiva do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu alunos formados, professores, secretários municipais e outras autoridades.
Formatura_Pronate (214)
Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Pronatec oferece cursos gratuitos nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Transporte (Sest)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As ações do Pronatec são coordenadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas)/ Cabo.
De acordo com a coordenadora do Acessuas do Cabo, Gilzacarla Alcântara, desde o início do Programa 3.500 pessoas já foram atendidas. “Trabalhamos com ações articuladas de mobilização para que os usuários da assistência social possam participar dos cursos e assim, abrir as portas do mercado de trabalho”, explicou. “O Pronatec/Cabo hoje está atendendo 1.500 pessoas, que ainda estão cursando as disciplinas”, completou.
Formatura_Pronate (238)
Na oportunidade, o secretário de governo, Luiz Pereira, representou o prefeito Vado da Farmácia e ressaltou a importância das oportunidades de qualificação profissional que estão sendo geradas no município, através do Programa do Governo Federal. “Antes, a dificuldade de fazer um curso e de se qualificar profissionalmente era muito grande”, afirmou. “A formação e a qualificação profissional dos nossos jovens é uma das preocupações do governo municipal. Por isso, espero que vocês aproveitem bem esse diploma, que com certeza vai abrir muitas portas e esse é apenas o primeiro passo para o sucesso de vocês”, completou o secretário.
“Foi uma satisfação e um prazer ser concluinte do Pronatec. O curso agregou mais conhecimento à minha vida”, ressaltou. “Estou muito feliz, pois sei que as oportunidades de emprego vão surgir a partir de agora”, disse a concluinte do curso de auxiliar administrativo, Daiseane Ivana Rocha, 28.
Formatura_Pronate (135)
Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, os cursos do Pronatec são uma ótima oportunidade para os jovens e adultos do município que querem se capacitar e entrar no mercado de trabalho. “Estamos oferecendo cursos que atendem as necessidades do mercado da região, principalmente na área portuária”, informou. “A gestão fica muito satisfeita em poder colaborar e incentivar para que os nossos munícipes tenham oportunidade de crescer profissionalmente”, destacou Ronaldo.
Ao todo, 300 alunos de 28 turmas receberam os certificados em 16 cursos técnicos profissionalizantes, entre eles: promotor de vendas, almoxarife, recepcionista, auxiliar de recursos humanos, administrativo e de transporte, movimentação e distribuição de cargas, caldeiraria, cuidador de idosos, eletricista industrial, instalador de tubulação industrial, logística portuária, recepcionista em unidade de saúde, soldador de estruturas e tubulação em aço no processo MAG e de Processo TIG em aço.
PRONATEC- Os cursos do Pronatec são voltados para pessoas inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) para Programas Sociais, especialmente os beneficiários do Bolsa Família.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário