quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Município realiza atividades da Campanha de Combate à Tuberculose


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose. A ação, que acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, tem objetivo de mobilizar a população para o combate à doença, além de conscientizá-la sobre a conclusão do tratamento.  A partir das 8h30, no Pátio da Estação, Centro, os cabenses poderão participar da coleta de escarro para o diagnóstico da doença, informações educativas, além de teste rápido de HIV. Os profissionais de saúde também terão programação especial. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde.
De acordo com a coordenadora da Política de Controle à Tuberculose do Cabo, Liana Alencar, além das atividades voltadas à população, os profissionais de saúde participarão de várias oficinas destinadas aos agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas, entre outros, que serão realizadas na sede Secretaria de Educação, no Centro, e ministradas por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. “O tratamento da tuberculose tem duração de seis meses e após 15 dias o paciente não transmite mais a doença, é muito importante a conscientização do paciente para não abandonar o tratamento, uma vez que o paciente começa a ficar resistente às drogas, podendo até não responder mais às medicações”, explicou.
De acordo com estimativas da OMS, existem cerca de 33 milhões de pessoas infectadas por HIV no mundo, das quais 25% estariam coinfectadas por tuberculose. Segunda causa de óbito entre soropositivos, a tuberculose pode ocorrer em qualquer estágio da infecção pelo HIV.
Segundo a coordenadora de DST/AIDS, Cristina Buarque, O diagnóstico na coinfecção é semelhante ao diagnóstico na população geral. O diferencial está nos sintomas clínicos pois, nas pessoas infectadas pelo HIV, a doença pode ocorrer com mais frequência fora do pulmão e de maneira disseminada no corpo. “O tratamento é o mesmo do indicado para a população geral e está disponível na rede pública de saúde. A tuberculose ainda é a maior causa de óbitos em pacientes com HIV”, enfatizou.
DOENÇA – Causada pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa cuja bactéria afeta principalmente o pulmão, podendo afetar ainda meninges (membrana que envolve o cérebro), ossos e rins. Em casos de tosse persistente há mais de três semanas o usuário deve fazer o exame de escarro em qualquer posto de saúde. A doença tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município e tem duração de seis meses.
Confira a programação:
12/11
8h30 – Oficina de tuberculose para os profissionais de saúde, no auditório da secretaria de educação;
8h ás 12h – Panfletagem e coleta de e escarro para diagnóstico de tuberculose – no Pátio da Estação;
9h30 – Teatro de bonecos no colégio Santo Agostinho com os profissionais da Unidade de Saúde da Família Bela Vista II.
08h30 às 19h – Teste rápido de HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza

13/11
08h30 -  Panfletagem sobre a tuberculose;
09h30 – Teatro de bonecos na Escola Luiza Guerra, Centro

14/11
08h30 – Panfletagem na Av. Historiador Pereira da Costa

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário