quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Caminhada e apresentações culturais abrem 4ª edição dos Jogos dos Idosos


Jogos_dos_Idosos (37)Centenas de idosos do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa quarta-feira (26/11), da abertura oficial da 4ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa: “Fortalecendo a cidadania” . O evento, que acontece até esta sexta (28), na quadra escola-modelo Professor Manoel Davi, em Ponte dos Carvalhos, é promovido pelas secretarias de Programas Sociais e Executiva da Juventude e Esportes do Cabo, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI).
Jogos_dos_Idosos (8)
A programação dos Jogos teve início na Praça dos Milagres com uma caminhada, que percorreu as principais ruas de Ponte dos Carvalhos e seguiu até escola-modelo. No local, foi realizado o desfile das delegações dos 14 grupos de idosos do município e execução do Hino Nacional. Em seguida, aconteceu o juramento dos idosos inscritos para os jogos e o acendimento da pira.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a iniciativa visa o incentivo à prática esportiva da pessoa idosa. “O evento tem como objetivo garantir a interação social do idoso e a melhoria da sua qualidade de vida, a partir da prática esportiva e recreativa, contribuindo para melhoria do bem-estar físico e mental”, explicou.
“É uma alegria participar, mais uma vez, desse grande evento, que resgata a autoestima para melhor convívio social das pessoas idosas do nosso município”, disse o secretário de Juventude e Esportes, César Paiva. “Esse evento é muito importante para nossos idosos, pois valoriza e estimula a prática esportiva como fator de promoção de saúde, melhorando a qualidade de vida de todos”, completou ele.
Jogos_dos_Idosos (115)
Para encerrar a abertura, foram realizadas diversas apresentações culturais com os grupos Semente da Saúde, Santo Antônio e Ágape. Na oportunidade, a integrante do grupo Mensageiros da Paz, Severina Figueredo, 56 anos, comentou que participa há quatro anos das atividades dos jogos. “É maravilhoso participar, tudo é muito divertido”, afirmou. “A Prefeitura está de parabéns pela organização deste evento, que é sempre tão bonito”, ressaltou ela.
Jogos_dos_Idosos (147)
Na cerimônia, diversas autoridades também estiveram presentes, entre elas, os secretários de Governo, Luiz Pereira, e de Assuntos Estratégicos, Gilson Cabral, além do superintendente de Articulação Política, José Fernandes de Moura, e da coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra. O evento conta com o apoio das equipes das secretarias de Defesa Social e de Saúde.
VIVÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Programas Sociais recebeu, recentemente, o Prêmio Vivência Social 2014, na 3ª edição do Fórum Nacional Sustentável. A premiação foi concedida pelo reconhecimento das ações da gestão em prol das crianças, adolescentes e das pessoas idosas. O Cabo está entre os 20 melhores municípios do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Pernambuco.
Confira a programação:
- 2° dia:
Tarde – 14h às 17h
- Oficinas
-Handebol
- Dama
- Voleibol
- Encerramento: Apresentação cultural (Grupos: Meninas de Neném; Mensageiros da Paz e Ágape)
- 3° dia:
Tarde – 14h às 17:30h
- Apresentação cultural (Grupos: Amigos de Fé; Reviver; União e São José Operário)
- Entrega de medalhas e troféus
18h – Encerramento
Seresta com show do cantor Adilson Ramos
Local: Praça Marcos Freire – Ponte dos Carvalhos
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário