quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Prefeitura do Cabo cria projeto para levar mais saúde aos engenhos

saudenosengenhos-fotojoaobarbosa4Com o objetivo de viabilizar o atendimento às comunidades de difícil acesso do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria de Saúde do município lançou o projeto “Saúde nos Engenhos”. A ação reúne diversos profissionais da área, que vão até uma comunidade para levar educação em saúde, realizar atendimentos e trabalho de prevenção de doenças.

saudenosengenhos-fotojoaobarbosa1
Nessa quarta-feira (26/11), o primeiro engenho a ser beneficiado foi o São Salvador. A ação contou com a participação de 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários. Durante o ato, foram realizados os serviços de prevenção, pediatria, fisioterapia e saúde bucal. Também foram feitos testes de glicose e aferição de pressão, atendimento pré-natal, palestra em educação em saúde e saúde bucal, entrega de medicamentos, receituário de controlados, encaminhamento para especialistas, atendimento domiciliar e planejamento familiar. Ao todo, mais de 150 moradores foram atendidos, medicados e encaminhados.
O secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon, esteve no evento, ouviu as demandas da população e esclareceu diversas dúvidas sobre atendimento. Segundo ele, os pacientes que precisam de atendimento específico terão prioridade e transporte para o Centro do município. A meta é realizar uma ação por mês nos engenhos da cidade.
saudenosengenhos-fotojoaobarbosa3
“Sabemos de todas as dificuldades de acesso que os moradores têm para serem atendidos. Estamos muito felizes em dar o primeiro passo para um acolhimento de qualidade e fazer a prevenção de doenças, pois esta foi uma solicitação direta do prefeito Vado e iremos atender todas as comunidades. Vamos tentar resolver os problemas para melhorar a qualidade de vida dos cabenses”, concluiu Ricardo.
saudenosengenhos-fotojoaobarbosa5
Para a dona de casa Maria Rosenilda Oliveira, 48 anos, este é um dos melhores momentos da saúde. “Eu nunca participei de um dia como este, onde os médicos vieram até a mim. Estou muito contente de poder ser atendida sem precisar ir para o Centro”, disse. Já para o pequeno Valdemir José da Silva, de 9 anos, a palestra de saúde bucal foi muito divertida. Ele estava bastante satisfeito. “Gostei muito das historinhas e aprendi melhor a cuidar dos meus dentes. Foi muito bom”, finalizou.
As próximas ações serão realizadas no dia 03 de dezembro, no Engenho Vila Nova, e dia 10, nos Engenhos Sebastopol e Castelo. A meta é atender a toda a população da área rural.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário