quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Município adere ao Movimento Novembro Azul e realiza ação para servidores

novazul-fotojoaobarbosa2
Visando conscientizar e alertar a comunidade masculina sobre as consequências acarretadas pela doença denominada câncer de próstata, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nessa quarta-feira (12/11) a campanha ao movimento Novembro Azul. Com o tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, a abertura da campanha foi realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM). A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.
novazul-fotojoaobarbosa1No primeiro dia do Novembro Azul, servidores municipais puderam participar de uma palestra educativa, ministrada pelo Dr. Renato Freitas, do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador (NAST) do município. De acordo com ele, atualmente o campo médico ainda enfrenta o preconceito masculino na realização dos exames de investigação da doença, fato esse que deve ser superado, levando em consideração as chances elevadas de cura se o diagnóstico for feito precocemente.
Antes da palestra, houve uma apresentação teatral com os personagens Mateus e Catirina (do grupo Teatro Zumbi dos Palmares, de Ponte dos Carvalhos), que declamaram o Soneto do Desmantelo Azul, do poeta Carlos Pena Filho.
novazul-fotojoaobarbosa4Além disso, também foram oferecidos diversos serviços, como vacina contra o vírus da hepatite e tétano, orientação à saúde bucal com aplicação de flúor, aferição da pressão arterial e medição da glicose e do IMC (Índice de Massa Corpórea).
Durante o encontro, o coordenador interino da Política Integral de Atenção à Saúde do Homem, Roberto Vieira, enfatizou que esta campanha é de extrema importância. “A ação não é apenas para focar na questão do câncer de próstata, mas para despertar a importância do homem em procurar os serviços de saúde”, comentou. Ele ainda destacou que, no município, de cada cinco usuários que procuram os serviços para saúde sexual, dois são para urologista.
novazul-fotojoaobarbosa3O cirurgião dentista Djalma Alcoforado Quirino, 34, relatou sobre o caso que aconteceu há 12 anos com seu pai, que é médico e cirurgião geral, que descobriu em um enxame de rotina que tinha câncer de próstata. “Por ter sido diagnosticado no início, ele respondeu muito bem ao tratamento. Meu pai é uma referência pra todos nós do sexo masculino. É muito importante que o homem tem se cuide”, disse.
novazul-fotojoaobarbosa6DOENÇA – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
SINTOMAS – Dependendo do estágio do câncer de próstata, pode ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina) e dor óssea, principalmente na região das costas.

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário