quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado

Com o objetivo de controlar a transmissão do vírus da raiva canina e felina, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho irá realizar neste sábado (29/11), a campanha de vacinação antirrábica. Mais de 40 postos de saúde estarão abertos das 08h às 17h para a aplicação da vacina que será gratuita.
A meta do Governo do Estado é vacinar 80% dos cães e gatos de todo o município, onde só por meio da vacina que pode ser evitada a doença. De acordo com a coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental, Fabiana Marjore, os cães de pequeno porte deverão ser conduzidos aos postos de vacinação com coleiras e guias. Já os de grande porte com os mesmos acessórios, além de focinheiras. Os gatos devem ser conduzidos em caixas de transporte ou em sacos de pano ou náilon. “Pedimos que os animais sejam levados pelos donos e que evitem enviá-los por crianças, pois cada animal conhece seu dono que irá acalmá-lo, caso ele fique estressado com a presença de outros animais”, explicou Fabiana.
RAIVA – É uma doença letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário