terça-feira, 25 de novembro de 2014

Escola do Cabo é premiada em concurso nacional de educação fiscal

Foto ed fiscal 3O Cabo de Santo Agostinho ficou entre os cinco finalistas no Concurso Nacional de Educação Fiscal, na categoria Escolas. O certame foi realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda. A premiação ocorreu em outubro, na torre de TV de Brasília.
O projeto “Com contribuintes conscientes o nosso Município, Estado e País ficam diferentes”, desenvolvido pela Escola Municipal Ana Maria, de Pirapama, foi escolhido como o melhor do Nordeste. O coordenador do projeto, professor Daniel Marques, representou a escola na entrega do certificado na capital federal.
O eixo temático trabalhado foi “A importância social dos tributos” e mobilizou cerca de 700 crianças das turmas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Ana Maria. O professor Daniel Marques explicou o objetivo da ação deste ano: “Um dos exemplos que fizemos questão de trabalhar foi à depredação do patrimônio público. Com o dinheiro que se gasta recuperando algo, o poder público poderia estar investindo em outra coisa, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população”, disse.
Para a assessora técnica da Secretaria de Educação do Cabo, Fátima Almeida, o resultado é fruto do investimento que já vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal. “A coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Município, Laudicéia Ribeiro, e a auditora Sandra Feitosa iniciaram-no desde 2010 e, posteriormente, a Secretaria se integrou. Já fizemos o segundo concurso municipal no ano passado, e a Escola Ana Maria foi premiada em uma das categorias”, destacou.
De acordo com Fátima, o ensino da Educação Fiscal é essencial dentro da escola. “Muitas crianças não sabem como e porque ganham as coisas. O programa vai dando a noção de que tal brinquedo tem um valor. O mesmo acontece com o material da escola. Elas vão percebendo que são pagos pelos impostos dos pais. E, então, vai introduzindo a cidadania desde cedo no estudante”, enfatizou ela.
A assessora destacou ainda que a iniciativa do projeto será compartilhada. “A equipe da Escola Ana Maria conseguiu incluir a Educação Fiscal como tema transversal em toda a escola, a ponto de futuramente colocar a temática no Projeto Político Pedagógico (PPP). E para chegar a isso foi fundamental envolver a comunidade no processo. Por isso, iremos contar com a palestra do professor Daniel Marques no 8º Seminário de Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino, que será realizado no dia 12 de dezembro.”, concluiu Almeida.
Texto: Diego Lós – Ascom da Educação/Cabo
Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário