sábado, 1 de novembro de 2014

Cabo foi palco do 16º Fórum de Gestoras Municipais da RMR

Forum_Encontro_Gestoras_Cabo06_RandyAugustoCom o objetivo de propor novas políticas públicas no combate à violência contra as mulheres, foi realizado no Cabo de Santo Agostinho o 16º Encontro do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR) e municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O evento aconteceu nessa quarta-feira (29/10) e trabalhou o tema “Cidade Segura para as Mulheres, com ênfase no Tráfico de Mulheres”.
Forum_Encontro_Gestoras_Cabo02_RandyAugusto
O encontro ocorreu no SEST/SENAT, localizado às margens da Rodovia PE-60. No início houve uma apresentação cultural que enfatizou a violência contra mulher. Logo em seguida foram apresentadas ações desenvolvidas pela Secretaria Executiva da Mulher do município anfitrião. Além disso, foi realizada uma palestra sobre o tema do fórum. Durante a tarde, foi feito um debate sobre as propostas apresentadas pelas gestoras presentes.
De acordo com a delegada da 14º Delegacia da Mulher, Julieta Pilar, durante 1 ano e meio foram feitos no Cabo de Santo Agostinho 101 flagrantes de violência contra a mulher e 27 ocorrências em 1 mês. “Os temas que estão sendo propostos para serem discutidos são extremamente pertinentes e atuais. O Cabo aderiu ao Pacto Pela Vida, e temos feito um esforço muito grande para coibir todo o tipo de violência, em parceria com todos os órgãos de segurança”, comentou o secretário de Governo, Luiz Pereira, representando o prefeito Vado da Farmácia.
Forum_Encontro_Gestoras_Cabo01_RandyAugustoNa ocasião, a secretária da Mulher do Cabo, Tereza Claudina, agradeceu a presença das gestoras e falou sobre o significado do encontro para ela. “Foi uma satisfação receber este importante fórum no Cabo e poder apresentar as ações que nossa secretaria vem desenvolvendo dentro do município”, frisou.
A realização do fórum é uma iniciativa da Secretaria da Mulher de Pernambuco. No Cabo, contou com o apoio da Prefeitura. “O nosso desenvolvimento urbano tem se dado de uma forma prejudicial para a população de menor poder aquisitivo, com muros altos e ruas desertas, que não permitem a convivência entre as pessoas. Precisamos refletir sobre o que isso representa para as mulheres. Sem falar que Cidades Seguras é um tema amplo, trabalha a violência em geral. Não só a doméstica”, afirmou a secretária da Mulher de Pernambuco, Barbara Kreuzig.
Forum_Encontro_Gestoras_Cabo05_RandyAugustoMULHERES EMPREENDEDORAS – Durante o encontro, artesãs do grupo das Mulheres Empreendedoras do município (assistido pela Prefeitura Municipal) realizaram uma minifeira, expondo e comercializando produtos artesanais e comidas típicas.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário