terça-feira, 4 de novembro de 2014

Novembro Azul conscientiza servidores municipais sobre o câncer de próstata


novembro-azul1Com o tema: “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou uma programação especial em adesão ao movimento Novembro Azul, campanha para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes. Ações gratuitas serão realizadas para os servidores municipais com o objetivo de conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem.
O evento de promoção à saúde masculina será realizado no próximo dia 11, a partir das 13h, e contará com distribuição de material educativo, aferição de pressão e medição de glicose. Além disso, haverá orientações sobre prevenção de DST’s/Aids e diabetes, teste rápido de sífilis e vacinação, saúde bucal, medição do IMC e atividades de alongamento. A ação será realizada no CAM, no bairro da Torrinha. Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família (USFs) também estarão realizando atividades voltadas para a saúde dos cabenses.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença atinge um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos caso deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país e cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exames físicos (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Se houver alguma alteração ou constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor.
De acordo com coordenador interino da Política Integral de Atenção à Saúde do Homem, Roberto Vieira, o objetivo da campanha é de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. “Precisamos desconstruir o preconceito em relação ao exame de toque para diminuir as estatísticas nacionais e melhorar a qualidade de vida”, explicou ele.
Doença – O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e certos hábitos alimentares. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga.
Novembro Azul – É uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Em todos os países a campanha tem como símbolo o bigode ao estilo Mario Bros - jogo eletrônico feito pela Nintendo e lançado em 1983.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário