quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ação alusiva ao Dia de Combate à Tuberculose é realizada em Itapuama


acao tuberculose 1Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no último dia 24, equipes do Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizaram uma ação na manhã desta quarta-feira (01/04). Trabalhando o tema: “Porta a porta no combate à tuberculose”, os profissionais de saúde foram em diversas residências distribuindo panfletos informativos à população. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde.
O objetivo da ação foi alertar para os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, além de tirar dúvidas sobre a tuberculose e de detectar casos precoce da doença. Ao identificar algum caso suspeito, o paciente foi encaminhado para o PSF e depois para o Centro Herbert de Souza, para realizar a consulta, solicitar os exames necessários e, caso necessário, iniciar tratamento com a oferta de medicamentos e orientações para continuar no acompanhamento médico. “O maior problema da população é a falta de informação, já que muitos desconhecem quais os sintomas e onde recorrer para combater a doença”, disse Jociele Santos, enfermeira do PSF de Itapuama.

acao tuberculose 2DOENÇA – Causada pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa cuja bactéria afeta principalmente o pulmão, podendo afetar ainda meninges (membrana que envolve o cérebro), ossos e rins. Em casos de tosse persistente há mais de três semanas o usuário deve fazer o exame de escarro em qualquer posto de saúde. A doença tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município e tem duração de seis meses.


Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário