quarta-feira, 29 de abril de 2015

Campanha Nacional contra gripe começa nesta segunda no Cabo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai iniciar, nesta segunda-feira (04/05), a Pré-Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A imunização está destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres puérperas de até 45 dias, idosos, profissionais da área de saúde, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais de saúde, como diabéticos e obesos, por exemplo. O “Dia D” está marcado para 9 de maio e a campanha segue até o dia 22 do próximo mês.
De acordo com a Coordenação do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, durante o período da campanha, todos os postos de vacinação do Estado estarão abertos. São cerca de 2.400 salas de vacinação, e equipes volantes estarão disponíveis para localidades que não tenham salas para aplicação das vacinas. Serão mais de 10 mil pontos de vacinação em Pernambuco.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Araújo, o objetivo é alcançar o índice de 80% que é a meta nacional. A proteção é válida por um ano e reduz os gastos com internação e complicações com a doença. “A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. A pré-campanha serve para que as pessoas comecem a pensar e se protegerem antes do Dia D e, assim, atingir a meta disposta pelo Ministério da Saúde”, explicou.
VACINA – Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.
A partir da próxima segunda-feira a vacina estará disponível em todas as Unidades e Posto de Saúde da Família, além de Unidades Básicas e Policlínicas, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário