quarta-feira, 15 de abril de 2015

Município divulga cuidados e alertas contra Dengue e Chikungunya

ksoCom a previsão de chuvas nos próximos meses, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta terça-feira (14/04), uma série de alertas e cuidados contra dengue e chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a Coordenação de Controle Vetorial do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD)/Cabo, o município notificou até a 13ª semana epidemiológica de 2015, 139 casos de dengue, dos quais 19 foram confirmados. Já em relação à febre Chikungunya, foram dois casos suspeitos descartados após exames.
Segundo a coordenadora, Débora Nogueira, a cada dois meses é realizado um levantamento para avaliar a situação das localidades que possuem maior infestação dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya no Cabo. “Dessa forma, estamos controlando o aumento de casos, fazendo também educação em saúde nas escolas, indústrias, associações de moradores, entre outros locais de maior acesso”, explicou.
Débora fez ainda um alerta para que todos os moradores faça sua parte dentro de casa. “Algumas medidas simples, já fazem a diferença para combater o mosquito. Os cabenses podem e devem fazer sua parte para melhorar a qualidade de vida e combater a doença”, finalizou.
Com dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, através do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que indica o risco de transmissão da dengue em uma população, anunciou situação de risco de surto em 83 municípios do Estado. Desses, 24 estão em situação de epidemia por causa da alta incidência da doença (número de casos por 100 mil habitantes).
Até o dia 04 de abril, foram registrados 18.431 casos de dengue (2.987 confirmados) distribuídos em 165 municípios. Isso representa um aumento de 423,91% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 3.518 casos, confirmando 1.247 desses. Os municípios com o maior número de casos absolutos são: Recife (4.978), Jaboatão dos Guararapes (880), Camaragibe (829) e Goiana, totalizando 7.337 (39,81% do total de notificações em Pernambuco).
DICAS PARA COMBATER O MOSQUITO
PLANTAS E JARDINS:
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
- Se não colocou areia e acumulou água no prato, lave-o uma vez po semana;
-  Plantas aquáticas devem ter água trocada e o vaso lavado uma vez por semana.

LIXO: Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas, garrafas;
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento;
- Não jogue lixo e demais objetos em terrenos baldios.

CAIXA D’ÁGUA, CALHAS E LAJES: Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Remova folhas e galhos que possam impedir que a água corra pela calha;
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

TONÉIS E DEPÓSITOS: Mantenha bem tampados tonéis e e barris;
- Lave semanalmente os tanques utilizados para armazenar água;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Mantenha pneus velhos, sacos e abrigados da chuva para não acumular água.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário