quarta-feira, 29 de abril de 2015

Secretaria de Programas Sociais apresenta balanço de ações na Câmara

Balanco_Camara (109)O secretário de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, Ronaldo Santos, participou nessa terça-feira (28/04), da sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores. Na presença de 14 vereadores, de autoridades municipais e da população, o gestor apresentou um balanço de todo o trabalho realizado em 2014 e nos quatro primeiros meses de 2015, como programas, ações e projetos desenvolvidos pela pasta.
Balanco_Camara (107)Inicialmente, o secretário mostrou aos parlamentares como funciona a Secretaria e a distribuição dela em setores. “Atualmente, Programas Sociais está dividida nas gerências de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Gestão de Benefícios e Planejamento”, informou ele. “Temos trabalhado realizando encontros para capacitar os nossos técnicos e reuniões de planejamento e de avaliação para que possamos atender melhor todas as demandas da Assistência Social do nosso município”, assegurou.
Na Assistência Social, 24.695 famílias são acompanhadas pelo Serviço de proteção e Atendimento Integral à família (PAIF) e 14.289 famílias estão inseridas no Programa Bolsa Família.  “O nosso município dispõe de seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de 50 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo 10 na zona urbana e 40 na zona rural”, informou o secretário. “3.023 crianças, adolescentes e familiares são atendidos pelos núcleos, 1.479 pessoas idosas e 104 pessoas com deficiência também assistidas pelo serviço”, completou.
Balanco_Camara (110)O Cabo também conta com duas casas de acolhimento (Recantos) e os Centros de Referência  Especializado de Assistência Social (CREAS)   e  Liberdade Assistida (L.A), além dos quatro conselhos tutelares e  cinco Conselhos de Direito e Setoriais. Entre as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Programas Sociais, Ronaldo Santos citou as reformas dos núcleos do SCFV da zona rural, a reativação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, compra de novos equipamentos para diversas unidades e o Programa de promoção ao acesso ao mundo do trabalho/Acessuas. “Entre 2014 e 2015, a Secretaria registrou um número de 4.260 pessoas mobilizadas pelo Programa. 151 pessoas foram encaminhadas ao mundo do trabalho e ainda tivemos um total de 1.009 jovens inseridos nos cursos disponibilizados pelo Acessuas”, disse ele.
Na oportunidade, o secretário destacou ainda que Programas Sociais oferta diversas atividades para os munícipes. “Temos um calendário anual com várias ações e projetos, que realizamos para todos os segmentos, além de diversos projetos, serviços e programas, mantidos pela secretaria e que beneficiam a população que vive em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou Ronaldo.
Fazendo um balanço sobre os principais ações e avanços, o secretário destacou algumas metas para os próximos meses, que são elas: implantar e implementar  Centros de Referência da Pessoa Idosa; de Reabilitação da Pessoa com Deficiência; de População de Rua (POP); dois Cras; Social Permanente na zona rural; uma Unidade Mista de Atendimento à crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e fortalecer as políticas públicas na área da assistência social.Participaram também da sessão a vice-prefeita, Edna Gomes, e alguns secretários municipais, gerentes e técnicos da Secretaria.
Texto: Amanda Falcão- Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário