terça-feira, 21 de abril de 2015

Exames de espirometria serão intensificados no Cabo


Os moradores do Cabo de Santo Agostinho vão receber um mutirão de espirometria, exame conhecido como “teste do sopro”. O exame será realizado entre os dias 22 e 29 deste mês, no Centro de Saúde Manoel Gomes, no Centro. A prevenção é capaz de detectar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A iniciativa do mutirão é fruto de uma parceria Secretaria Municipal de Saúde e a Companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim.
O procedimento da espirometria permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade. De acordo com o gerente da unidade, Luciano Lemos, a espirometria já é realizada no Manoel Gomes há cerca cinco anos. “Este exame é realizado todas as quartas-feiras, pela manhã, por um pneumologista, evitando assim que esses pacientes se desloquem para outro município”, explicou. Ele informou ainda que nestes dois dias os exames serão realizados nos dois turnos para os pacientes que já fizeram a triagem previamente.
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido. Entre os sintomas mais comuns estão tosse, produção de catarro, falta de ar e a consequente limitação para exercícios físicos simples, como subir escadas ou caminhar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, em 2020, a DPOC será a terceira causa de morte no mundo. A doença atinge 210 milhões de pessoas, aproximadamente sete milhões só no Brasil. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde.
O Centro de Saúde Manoel Gomes está localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, 360, Centro.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário