quarta-feira, 30 de abril de 2014

Marcha Resgate acontece nesta quinta-feira e tem show de André Valadão

Com o tema “Mais que vencedor”, a 16ª Marcha Resgate do Cabo de Santo Agostinho vai ganhar as ruas nesta quinta-feira (1º de maio). A partir das 14h, no Pátio da Estação, situado na Av. Historiador Pereira da Costa, no Centro, os evangélicos partirão para a Praça Cívica 9 de Julho, na PE-60. Três trios elétricos darão apoio durante todo o trajeto até a Praça, onde haverá louvor e show dos cantores Bruno Gusmão e André Valadão. O evento é uma realização da Igreja Evangélica Apostólica Kerigma, com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento é gratuito.
Os fiéis ainda podem adquirir as camisas da Marcha, no valor de R$ 20. Mais informações pelo telefone 3528-2698 ou na Secretaria da Igreja Evangélica Apostólica Kerigma, localizada na Rua Escritor Israel Felipe, 253, Vila Roca.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
MARCHARESGATE2014

Social Itinerante na Destilaria é adiado devido às chuvas


Devido às fortes chuvas que vêm atingindo o município do Cabo de Santo Agostinho desde essa terça-feira (29/04), foram cancelados dois eventos que iria acontecer no bairro da Destilaria nesta quinta-feira, dia 1º de maio, o Projeto Social Itinerante que iria disponibilizar serviços gratuitos para a população, e o 1º Festival Bola Pro Alto. De acordo com a Secretaria Municipal de Programas Sociais, uma nova data já está sendo definida.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Foto: Randy Augusto

Programa Nosso Bairro leva diversos serviços em Saúde para população de Pontezinha


IMG-20140430-WA0006 (1)
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, através da Gerência de Atenção Básica, está intensificando os atendimentos em saúde na comunidade de Pontezinha. Os serviços de assistência fazem parte do Programa Nosso Bairro e estão sendo ofertados no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz.
Segundo os dados da Saúde, durante os dois primeiros dias do Nosso Bairro em Pontezinha, as equipes da Atenção Básica já realizaram mais de 200 atendimentos. As ações do Programa contam com a participação de agentes comunitários, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e técnicos em enfermagem.
IMG-20140430-WA0009 (1)De acordo com o gerente da Atenção Básica, Anderson Nunes, o objetivo é orientar a população sobre prevenção em saúde. “Nossos profissionais estão a postos para atender as demandas, prestando esclarecimento e tirando dúvidas sobre as doenças”, afirmou.
No local, as equipes da Saúde estão ministrando palestras educativas, orientação sobre hipertensão, diabetes, alimentação adequada, hanseníase e tuberculose, DST/Aids, saúde bucal, escovação e aplicação de flúor.
nossobairro-fotojoaobarbosa6.jpg
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo

Profissionais participam de treinamento sobre a Caderneta de Saúde do Adolescente


saude_ad3
Profissionais que atuam na Atenção Básica do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa terça-feira (29/04) de um treinamento sobre a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente. O material traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, além de abordar dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade. A atividade aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, localizado em Ponte dos Carvalhos.
A caderneta possui duas versões, uma masculina e uma feminina. O material conta com espaço para identificação detalhada do jovem, crescimento e desenvolvimento, acompanhamento do Índice de Massa Corporal (IMC), calendário vacinal e ciclo menstrual para as meninas.
saude_ad5De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, a caderneta é um instrumento informativo de saúde criado pelo Ministério da Saúde. “O material é mais uma opção para abordar as questões que envolvem a saúde do adolescente”, destacou. Ela ainda informou que a caderneta será implantada inicialmente nas gerências regionais 2 e 3, que compreendem as comunidades de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e praias.
Na oportunidade, a responsável pelo Centro de Referência em Saúde do Adolescente (CRSA), Sheila de Oliveira, explicou como funciona o local. “O Centro é um equipamento que trabalha com adolescentes em ações que visam os cuidados em saúde, com a formação de multiplicadores de informação em educação em saúde”, informou.
saude_ad6SERVIÇO – O Centro de Referência em Saúde do Adolescente (CRSA) possui uma equipe formada por médica hebiatra (especialista), enfermeira e técnica de enfermagem. Os atendimentos são ofertados, através da Rede de Atenção básica, formada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pelos serviços de referência do município. O CRSA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural Mestre Dié – Ponte dos Carvalhos.
caderneta-do-adolescente
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Obras do Centro de Artes e Esportes Unificados de Garapu chegam à fase final


Destaque_Obras_Ceu_RandyAugusto
As obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Loteamento Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, já se encontram na terceira e última fase. No espaço, com terreno de aproximadamente 3 mil metros, também será construído um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os trabalhos estão sendo executados através de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura, com recursos do PAC 2.
O CEU será dividido em dois blocos. No bloco 1 está sendo construído um telecentro de 40 m², o anfiteatro com capacidade para 60 lugares, biblioteca com 66,3 m² e três sanitários com acessibilidade, totalizando 404,1 m². Já o bloco 2 terá uma sala multiuso de 66,13 m², o Cras de 52,88 m², copa e sanitários, somando 203,28 m².
Obras_Ceu_RandyAugusto01O espaço terá ainda, na parte externa, área de caminhada com 520 m², bicicletário, quadra poliesportiva  coberta, pista de skate e área de ginástica com três pranchas abdominais, duas barras paralelas e uma assimétrica. De acordo com o gerente de obras da Prefeitura, Manoel Parente, a construção está dentro do prazo previsto e será entregue em dezembro deste ano. O valor total da obra é R$ 2.209,230,32.


Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Município convoca entidades sociais para instituir Conselho de Habitação


Com a finalidade de instituir o Conselho Gestor da Politica Habitacional do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura Municipal convoca entidades sociais para uma audiência pública no próximo dia 27 de maio. No encontro, que acontecerá a partir das 14h, no auditório do Centro administrativo Municipal (CAM),na Torrinha, será realizada a escolha dos membros do novo conselho. A iniciativa é da superintendência de Habitação.
De acordo com o superintendente, Arquimedes Bandeira, a formação deste conselho é de grande importância pois é através dele que as políticas públicas de habitação do município serão discutidas. De acordo com o artigo 23 da Lei Municipal 2.921/12, o conselho deve ser constituído por 16 membros titulares e 16 suplentes. Sendo:
I – 08 (oito) representantes do Poder Público Municipal, com:
a) 06 (seis) representantes do Poder Executivo Municipal; e
b) 02 (dois) representantes do Poder Legislativo Municipal.

II – 08 (oito) representantes da Sociedade Civil, com: 
a) 04 (quatro) representantes dos Movimentos populares;
b) 01 (um) representante do Terceiro Setor;
c) 01 (um) representante das classes produtivas;
d) 01 (um) representante de associações profissionais;
e) 01 (um) representante de sindicatos.

A convocação foi publicada no Diário Oficial em 22 de abril. E destaca ainda que:
 O mandato dos conselheiros será de 3 (três) anos, permitida uma recondução por igual período.
 O Poder Publico indicará seus representantes titulares e suplentes e a Sociedade Civil elegerá os membros titulares, bem como seus suplentes.
 A nomeação dos membros do Conselho será feita por ato do Chefe do Poder Executivo.
 O mandato dos membros do Conselho é de relevância publica e será exercido voluntariamente, ficando expressamente vedada a concessão de qualquer tipo de remuneração, vantagem ou beneficio de natureza pecuniária.”
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3524-9122.

Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

Cabo registra 74,4 milímetros de chuva e mantém Defesa Civil em alerta


Durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira (30/04), choveu no Cabo de Santo Agostinho o equivalente a 74,4 milímetros de chuva. A Defesa Civil do município está com equipes em alerta para atender à todas as ocorrências. Durante este período, foram registradas 12 ligações informando pontos de alagamento. As principais reclamações foram na comunidade do Chiado do Rato e Manoel Vigia, em Ponte dos Carvalhos, Loteamento Cidade Garapu e Centro. Equipes do órgão estão nas ruas para vistoriar áreas de risco. Um desabamento de barreira aconteceu no Córrego do Morcego, na Charneca, e parte de uma casa caiu no bairro do Maurití. Não houve vítimas.
A gerente de Defesa Civil, Ana Sandra de Arruda, informou que a previsão é de que as chuvas continuem até à noite e pede que a população esteja em alerta à sinais de perigo. “Pedimos que entrem em contato conosco em casos de alagamento, árvores e postes inclinados, rachaduras nas residências e risco de desmoronamento. Nossas equipes estão de prontidão para atender às demandas da comunidade”, disse.
Para acionar a Defesa Civil, ligar para: 0800.281.8531

Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

Prefeitura e Estado planejam primeiras ações do Pacto Pela Vida Municipal


reuniao_seguranca_publica04
Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Governo do Estado realizaram, na tarde desta terça-feira (29/04), mais uma reunião para planejar ações que serão desenvolvidas no programa Pacto Pela Vida Municipal. Desta vez o encontro teve como objetivo começar a definir as primeiras comunidades a serem beneficiadas com a iniciativa, seguindo os critérios de vulnerabilidade social. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
“O Pacto Pela Vida Municipal visa a prevenção e o combate à violência através de ações integradas, por isso a importância de discutirmos, em parceria com o Governo do Estado, onde e de que forma as ações do pacto devem atuar no município”, destacou o secretário de Governo, Luiz Pereira.
reuniao_seguranca_publica02Estiveram presentes na reunião o coronel José Lopes, assessor do governador; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente coronel Roberto Galindo; os secretários municipais Ricardo Marlon (Defesa Social), José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico) e Valter Kirzner (Saúde); representantes de outras secretarias e o vereador Alexandre Guedes. Uma nova reunião foi agendada para debater novas ações e concluir a escolha das comunidades que receberão o pacto primeiro.
Texto: Erika Freitas – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Cerest promove fórum sobre Saúde do Trabalhador


Trabalhador_Cerestd
Para prevenir e promover o bem estar mental e físico do trabalhador no exercício de suas atividades, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município, realizou nesta terça-feira (29/04), um fórum para discutir saúde do trabalhador.  A atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (Centro), e contou com a presença de várias autoridades e trabalhadores de Saúde.
Durante o evento, profissionais de saúde ministraram palestras sobre a importância do levantamento do perfil epidemiológico e produtivo. Além disso, o fórum abordou outros temas como a redução de agravos, as diretrizes e os fundamentos do Cerest, assistência para conhecimentos dos agravos relacionados ao trabalho, a notificação de acidentes de trabalho, saúde do trabalhador no enfoque da psicodinâmica do trabalho e a intersetorialidade dos órgãos sindicais.
Na ocasião, o assessor Especial da Secretaria de Saúde, Naelson Oliveira, representou o secretário de Saúde. “Esperamos que a discussão sobre saúde do trabalhador se torne cada vez mais permanente, pois os serviços e as ações oferecidas pelo Cerest tem contribuído para garantir o bem estar dos servidores e melhorar a saúde do trabalhador”, afirmou.
CEREST- É um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que atua na educação permanente, orientando os profissionais das unidades de saúde da rede pública e privada, sobre as notificações dos agravos relacionados ao trabalho.
SERVIÇO- O Cerest Cabo funciona na Rua Amparo P. Cavalcanti, nº 188, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo 3521-6711.
Texto e foto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

terça-feira, 29 de abril de 2014

Bairro da Destilaria recebe projeto Social Itinerante nesta quinta-feira


Projeto_Itinerante_06_RandyAugusto
A comunidade do bairro da Destilaria, no Cabo de Santo Agostinho, será beneficiada com a realização do Projeto Social Itinerante nesta quinta-feira, dia 1º de maio. A ação vai aportar no estádio Gileno de Carli, das 8h às 14h, para oferecer diversos serviços gratuitos à população, como emissão da 1ª carteira de identidade, assistência jurídica, corte de cabelo, serviços de assistência social dos Cras e Creas, de convivência e fortalecimento de vínculo, entre outros. A atividade é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Programas Sociais.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Foto: Randy Augusto

Prefeitura intensifica ações no segundo dia do Programa Nosso Bairro


290414_NossoBairro_RandyAugusto (6).JPG
Levando serviços e assistência à população, o Programa Nosso Bairro, promovido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, intensificou as ações no seu segundo dia de atuação (29/04), em Pontezinha. Os serviços das secretarias municipais e outros órgãos estão em diversos pontos do bairro.
Quem passou pelo pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz, pôde receber assistência jurídica, orientação sobre defesas do consumidor, corte de cabelo, oficina de artesanato e atividades esportivas. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente montaram uma tenda ecológica onde distribuíram mudas, sacolinhas biodegradáveis e realizaram um trabalho educativo sobre poluição sonora e ambiental, além de apuração de denúncias.
290414_NossoBairro_RandyAugusto (9).JPGNo estande do programa, dentre os serviços voltados à saúde, técnicos prestaram assistência bucal com aplicação de flúor e triagem para os centros de assistência odontológica. Em unidades itinerantes, instaladas também no pátio da igreja, estavam sendo feitas orientações sobre o IPTU 2014 e inscrições para o Conselho de Desenvolvimento Local (CDL) do novo programa de Orçamento Participativo do município.
A dona de casa Ana Lúcia, 38 anos, levou seu filho de 8 para aplicação de flúor e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Estou amando a iniciativa, está ótimo, estão incentivando a população a cuidar da saúde e fazendo uma grande limpeza aqui no bairro”, disse.
290414_NossoBairro_RandyAugusto (4).JPGNa escola-modelo Prefeito Eronides Francisco Soares, alunos da rede municipal e a população em geral estão tendo a oportunidade de visitar o Planetário, aberto das 9h às 16h. Além dessas ações, um grande mutirão de limpeza se instalou na comunidade. Nesse segundo dia, houve capinação, poda de árvores, limpeza de canaletas e valetas nas ruas da Praia e Avenida Horácio Ferraz Cavalcante. Foi realizada também desobstrução do canal da Rua do Limite.  “E não para por aí, serão mais 13 dias de trabalho em Pontezinha. É a prefeitura chegando até as comunidades através do Nosso Bairro”, disse o secretário de Governo e coordenador do programa, Luiz Pereira.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Professor da Rede Municipal é contemplado com Bolsa de Estudos na Argentina


rosemberg
A Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco (Apeepe) promoveu, no último sábado (26/04), um Circuito Cultural com palestras sobre o ensino de Espanhol, ministradas pelos professores da Rede Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho Lídia dos Santos e Leandro Hermes. O evento aconteceu no Cult Hotel em Boa Viagem, Recife. Na ocasião, o professor do município Rosemberg Nascimento, mestre em Linguística pela UFPE e coordenador de Linguagens da Secretaria Municipal de Educação, foi premiado com um curso de atualização na língua espanhola, que acontecerá em outubro de 2014 na cidade de Mendonza, Argentina.
A bolsa foi concedida pela Apeepe e destina-se a qualificar os professores participantes nas áreas de fonética, conversação, música e cinema. Os estudos serão realizados durante 15 dias no Centro “Intercultural- Lenguas Extranjeras” na República de Síria.
Para o secretário de Educação, Elias Santos, a qualificação de profissionais da educação visando ampliar a qualidade do ensino na Rede faz parte de uma das metas da secretaria para o ano de 2014. “Sem dúvida, os estudantes das nossas escolas serão diretamente beneficiados através dessa importante capacitação in loco”, destacou.
Para o professor Rosemberg Nascimento, esta foi uma conquista importante. Ele pretende repassar o os ensinamentos adquiridos para a rede municipal. “O intercâmbio propicia crescimento tanto no plano intelectual quanto no linguístico, visto que há a possibilidade de interação com nativos e outros estudantes oriundos de diversas localidades do mundo, contemplando, dessa forma, as diversas variantes da língua espanhola”, afirmou.
Texto: Ascom SME/Cabo
Foto: Jorge Luiz SME

Fachuca integra rede latino-americana de competitividade organizacional


FachucaSala05_RandyAugusto
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca), autarquia do município, é a mais nova integrante da Rede Latino-americana de Competitividade Organizacional (Rilco), da Universidade Autônoma do México. A instituição foi oficialmente informada da integração na última quarta-feira (23/04).
A Rilco reúne universidades e faculdades de toda América latina para discutir e compartilhar projetos que têm demonstrado êxito no processo de integração entre Universidades Públicas e sociedade. “Em fevereiro de 2014 fomos à Cuba para apresentar alguns dos projetos desenvolvidos dentro da instituição e hoje fomos convidados a compartilhar essas propostas”, informou a diretora da instituição, Tereza Lira, que destacou ainda que recebeu o convite com surpresa e orgulho, especialmente por saber que a Fachuca será a única representante do Estado de Pernambuco na Rede.
Até o final deste ano, uma obra será lançada contendo alguns dos trabalhos apresentados à rede, incluindo os da Fachuca. O lançamento acontecerá em Baja Califórnia, no México. Na ocasião, uma comissão composta por sete professores da Instituição estará presente.
Texto: Jaqueline Mota – Secom /Cabo

Conselho Municipal de Saúde realiza eleição para triênio 2014/2016


cms 1
O Conselho Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta segunda-feira (28/04), a eleição para eleger os representantes dos segmentos que vão compor o órgão no triênio 2014/2016. A atividade aconteceu na sede do Conselho, no bairro da Cohab.
Na eleição, participaram entidades e movimentos sociais de usuários do SUS, entidades de profissionais de saúde com representação no município e prestadores de serviços de saúde. De acordo com o Art. 5º da Lei 2.485/2009, os segmentos eleitos terão conselheiros titulares e suplentes, para compor o triênio.
cms 2
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cabo lança Programa Nosso Bairro para reforçar prestação de serviços


nossobairro-fotorandyaugusto6.jpg
Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços oferecidos da população, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lançou, na manhã desta segunda-feira (28/04), o Programa Nosso Bairro – É a Prefeitura cuidando da gente. A primeira comunidade escolhida para receber a ação foi o bairro de Pontezinha. Um grande estande de atendimento foi montado na praça em frente à Igreja matriz Nossa Senhora Rainha da Paz. Além disso, os moradores já podem ver equipes de limpeza, iluminação e manutenção trabalhando pelas ruas do bairro.
Durante pelo menos 15 dias, secretarias e órgãos municipais estarão das 8h às 17h oferecendo vários dos seus serviços para a população de Pontezinha. No estande, os moradores podem receber orientações e atendimentos nas mais diversas áreas, além de participar de oficinas culturais, palestras, atividades esportivas e de lazer. A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz também está apoiando a iniciativa, disponibilizando parte de sua estrutura para acolher algumas ações.
nossobairro-fotojoaobarbosa3.jpgO prefeito Vado da Farmácia, acompanhado de vários secretários e de vereadores, abriu as atividades no local e enfatizou a importância do programa para a prestação de melhores serviços à sociedade. “Com esta ação, a população cabense vai poder ver de perto o trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura. Todas as secretarias estão unidas para trazer melhorias para Pontezinha. E não para por aqui. Vamos passar 15 dias neste bairro, e nosso objetivo será manter o que for feito e levar o programa para todas as localidades”, assegurou. Na ocasião, Vado conversou com moradores e lideranças comunitárias.
nossobairro-fotorandyaugusto4.jpg
De acordo com o coordenador do Programa Nosso Bairro, Luiz Pereira, que é secretário de Governo, esta é uma ação inédita e uma forma de aproximar cada vez mais as atividades da prefeitura das comunidades. “A intenção do prefeito em implantar este programa foi aproximar os cabenses da gestão, disponibilizando uma gama de serviços para atender o povo, principalmente àqueles que mais precisam, e escutando quais são seus principais pleitos”, destacou. “Já estamos planejando a segunda ação e nossa ideia é que os bairros Charnequinha e São Francisco sejam os próximos beneficiados”, disse.
nossobairro-fotorandyaugusto7.jpgNesta segunda, já foi iniciada a implantação de sinalização de trânsito na área central do bairro, com a colocação de placas e pintura de meio-fio. No estande, os moradores podem receber diversas orientações e ainda emitir 1ª via da carteira de identidade; aferir pressão arterial e realizar testes de glicemia; cortar o cabelo; participar de palestras, oficinas culturais e ainda atividades esportivas e de lazer, jogos de mesa e de campo. Na escola-modelo de Pontezinha, o público infanto-juvenil está contando com a exposição do Planetário Digital. O bairro também receberá apresentações culturais, limpeza de canais, desobstrução de galerias, retirada de lixo e entulhos, varrição de ruas e logradouros, capinação e reparos na iluminação pública.
A dona de casa Elisabete da Silva, 22, veio acompanhar de perto as ações oferecidas. Seu filho, Eliabe, 3, cortou o cabelo e ainda recebeu orientações de como escovar os dentes. “Estou achando muito bom ter esses serviços aqui, tão perto de casa”, comentou ela.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto