quinta-feira, 10 de abril de 2014

Nova Operação Cinquentinha fiscaliza 48 motocicletas e orienta condutores


Operacao_50tinha_RandyAugusto04
Dando continuidade ao trabalho de fiscalização para combater o uso irregular das motocicletas cinquenta cilindradas, agentes da Guarda Municipal realizaram uma nova “Operação Cinquentinha”. Durante toda essa terça-feira (08/04), foram realizadas blitze nos bairros do Centro e Loteamento Garapu e no distrito de Ponte dos Carvalhos. A ação foi coordenada pela Gerência de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Defesa Social, e contou com um efetivo de 12 guardas, um reboque, duas viaturas, e equipes do grupamento Tático com Motos (Gtam).
Foram abordados condutores que não faziam o uso dos equipamentos de segurança, como capacetes, que não portavam a nota fiscal do veículo e menores de idade, além de serem apreendidas as motocicletas com motor e escapamento adulterados. “O objetivo é dar prosseguimento à operação, retirando de circulação veículos e condutores em situação irregular, que promovem perturbação no trânsito da cidade”, informou o gerente de Trânsito e Transporte, Ecivaldo Oliveira.
Operacao_50tinha_RandyAugusto02
Ao todo, foram abordados 48 ciclomotores. 16 deles apresentaram regularidade no local e 32 foram retidos (sendo quatro com suspeita de roubo). 12 dos condutores eram menores de idade. As cinquentinhas apreendidas foram encaminhadas ao pátio da secretaria, onde poderão ser liberados após regularização.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é responsabilidade dos municípios regulamentar o uso das cinquentinhas (Artigo 129). “O trabalho de fiscalização será contínuo, com o intuito de reduzir as irregularidades e orientar a população a seguir as regras de trânsito”, destacou o secretário de Defesa Social, Ricardo Marlon. Em breve, uma legislação específica para a atividade entrará em vigor no Cabo.
DSC06583A funcionária pública Ana Maria, 40 anos, passou pela blitz no Centro e elogiou o trabalho da prefeitura. “Está sendo um trabalho maravilhoso. Estava insuportável os abusos promovidos por esses adolescentes com as cinquentinhas”, afirmou.  Já o senhor José, vendedor autônomo, 64, relatou quase ter sido atropelado por três vezes. “Eles não respeitam ninguém, muitas vezes são menores que conduzem perigosamente e alteram escapamento das motos fazendo um barulho enorme. Espero que essa fiscalização continue pra acabar com esses absurdos”, enfatizou.

Texto:  Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Jaqueline Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário