quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comunidades rurais são beneficiadas com projeto Cine Cocada Itinerante


Cine Cocada
A área rural do Cabo de Santo Agostinho está sendo beneficiada com o projeto “Cine Cocada Itinerante – Rota dos Engenhos”, que está levando sessões de cinema para escolas municipais exibindo filmes, documentários e animações. O projeto, que é uma iniciativa do Centro Cultural Farol da Vila, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e incentivos do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco.
O Cine Cocada já contemplou duas comunidades, Engenho Serraria e Ponte dos Carvalhos. A próxima unidade de ensino a receber a iniciativa será a Escola Municipal Vicente Mendes, no Engenho Tiriri nesta segunda-feira (14/04). De acordo com o coordenador geral do projeto, Marcos Moraes, o objetivo da atividade é redemocratizar o cinema levando sessões para dentro da comunidade escolar. “Estamos transformando a sala de aula em cinema e facilitando o acesso dos estudantes à cultura”, destacou.
O cinema itinerante exibe o filme documentário “502 anos do Cabo – Ruínas e Monumentos”, com duração de sete minutos e em seguida a animação de um vídeo premiado internacionalmente que aborda a afro descendência, de 71 minutos. As apresentações estão acontecendo durante o dia. O projeto está entre os aprovados no 6º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura.
Confira a lista das escolas que ainda vão receber “O Cine Cocada Itinerante – Rota dos Engenhos”:
Escola Vicente Mendes (Engenho Tiriri) – 14/ABR/2014
Escola Júlio Carneiro Maranhão (Usina Liberdade) – 15/ABR/2014
Escola Min. André Cavalcanti (Usina Mercês) – 21/ABR/2014
Escola Manoel Maria Caetano (Rosário) – 22/ABR/2014
Escola Ana Maria (Vila Pirapama) – 23/ABR/2014
Escola José Joaquim Oliveira (Engenho Novo) – 24/ABR/2014
Comunidade quilombola 11 negras –28/ABR/2014
Escola José Clarindo Gomes (Engenho Santo Estevão) – 30/ABR/2014

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário