quarta-feira, 30 de abril de 2014

Profissionais participam de treinamento sobre a Caderneta de Saúde do Adolescente


saude_ad3
Profissionais que atuam na Atenção Básica do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa terça-feira (29/04) de um treinamento sobre a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente. O material traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, além de abordar dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade. A atividade aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, localizado em Ponte dos Carvalhos.
A caderneta possui duas versões, uma masculina e uma feminina. O material conta com espaço para identificação detalhada do jovem, crescimento e desenvolvimento, acompanhamento do Índice de Massa Corporal (IMC), calendário vacinal e ciclo menstrual para as meninas.
saude_ad5De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, a caderneta é um instrumento informativo de saúde criado pelo Ministério da Saúde. “O material é mais uma opção para abordar as questões que envolvem a saúde do adolescente”, destacou. Ela ainda informou que a caderneta será implantada inicialmente nas gerências regionais 2 e 3, que compreendem as comunidades de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e praias.
Na oportunidade, a responsável pelo Centro de Referência em Saúde do Adolescente (CRSA), Sheila de Oliveira, explicou como funciona o local. “O Centro é um equipamento que trabalha com adolescentes em ações que visam os cuidados em saúde, com a formação de multiplicadores de informação em educação em saúde”, informou.
saude_ad6SERVIÇO – O Centro de Referência em Saúde do Adolescente (CRSA) possui uma equipe formada por médica hebiatra (especialista), enfermeira e técnica de enfermagem. Os atendimentos são ofertados, através da Rede de Atenção básica, formada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pelos serviços de referência do município. O CRSA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural Mestre Dié – Ponte dos Carvalhos.
caderneta-do-adolescente
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário