terça-feira, 22 de abril de 2014

Concurso de Educação Fiscal premia escolas vencedoras


PREM ED FISCAL 001 FOTO JORGE LUIZ
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho premiou os vencedores do Concurso Educação Fiscal na Escola – Um olhar fiscal sobre o município. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro, na segunda-feira da semana passada (14/07), e contou com a presença do secretário de Educação, Elias Santos, da gerente de Ensino, Nelma Oliveira, do gerente de Administração Tributária da Secretaria de Finanças e Arrecadação, Joelson Barbosa; além de dirigentes, coordenadores, professores e estudantes.
As 14 escolas da Rede Municipal de Ensino inscritas no concurso envolveram 164 profissionais da educação e 2,6 mil estudantes. O objetivo é incentivar a cidadania e a consciência fiscal das comunidades em relação ao papel social dos tributos e dos orçamentos públicos, com a realização de um evento final para divulgar as atividades construídas durante os meses de trabalho.
PREM ED FISCAL 004 FOTO JORGE LUIZO concurso teve três categorias de premiação: Ensino Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, onde as escolas puderam atuar dentro de um dos seis eixos de trabalho. Uma comissão organizada pela coordenadora de Análises de Rede da SME/Cabo, Fátima Almeida, e a coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Município, Laudicéia Ribeiro, avaliou os projetos e premiou cada escola campeã com uma impressora multifuncional. Os coordenadores e cada professor que atuaram no projeto ganharam um HD externo.
Na Educação Infantil, foi premiado o projeto De olho no futuro fiscal, da CEI Pontezinha, dentro do eixo Ética e Cidadania. A coordenadora Teresa Larena e os estudantes produziram diversas atividades, dentre elas: confecção de mural, brinquedos e fantoches, apresentação teatral e arrecadação de notas fiscais.
PREM ED FISCAL 003 FOTO JORGE LUIZNa categoria de Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Escola Senador Paulo Guerra, localizada no distrito de Ponte dos Carvalhos, foi premiada com o projeto Formando a Criança Cidadã.  A supervisora pedagógica Grace Rejane e a escola escolheram dois eixos temáticos: função social dos tributos e responsabilidade fiscal e social. Na instituição, foram desenvolvidos jogos, apresentações culturais, mural e a criação do Jornal Criança Cidadã para trabalhar os conceitos discutidos.
A Escola Ana Maria, localizada no bairro de Pirapama, venceu a categoria Ensino Fundamental Anos Finais. O projeto Com contribuintes conscientes o nosso município fica diferente, foi coordenado pelo professor Daniel Marques e utilizou os eixos Consciência Fiscal e Função Social dos Tributos.  A escola promoveu leituras, debates, produção de poemas e montou um pequeno supermercado para explicar o processo de compra e venda e recolhimento de impostos.
Texto: Diego Lós e Rosemberg Nascimento – Ascom SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário