A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa sexta-feira (25/04) uma atividade educativa contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, no distrito de Ponte dos Carvalhos. A mobilização é uma ação integrada entre as secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, com apoio do Comitê Municipal de Controle da Dengue e da Compesa.
A atividade teve início na Rua 29, seguindo pela 17, terminando na Avenida Miguel Arraes. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle à Dengue, Érica Murayama, o local foi escolhido pelos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue e pelo número de casos da doença.
Durante todo o dia a equipe realizou diversas atividades como: orientação, afixação de cartazes, panfletagens e inspeção nas residências. No final, os mobilizadores se reuniram na Escola municipal José Clarindo, com objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância de não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A dengue pode matar, por isso a melhor maneira de evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da doença. Para isso, todo material que possa acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
SERVIÇO- A equipe do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) está sempre pronta para prestar esclarecimentos e receber denúncias, que podem ser feitos pelos telefones: 3524-9030 e 3521-6720. Os Agentes de Combate a Endemias atuam em todos os bairros, fazendo vistorias nas casas e orientando a população sobre os riscos e a importância da mobilização para o combate ao mosquito.
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário