quarta-feira, 2 de abril de 2014

Órgãos discutem implantação de ações para combater exploração sexual


forumesca 4
Com o intuito de desenvolver e discutir propostas que venham combater a exploração sexual de menores no Cabo de Santo Agostinho, foi realizado nessa terça-feira (1° de abril) um fórum sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro reuniu diversos órgãos municipais, e teve como objetivo elaborar e contribuir para a execução do plano de fortalecimento da rede local de proteção à criança e o adolescente. A solenidade aconteceu no Sest/Senat, localizado em Rosário, às margens da PE-60.
forumesca 1
O evento é uma realização da Petrobras em parceria com o Instituto Promundo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Programas Sociais. Durante o encontro, foram realizados debates e discutidas propostas para o monitoramento da implantação dos planos. As propostas irão compor uma agenda de ações conjuntas com atividade definidas como prioritárias para o Programa de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Esca), no município.
“Este fórum teve uma grande importância, foi um espaço onde as pessoas que estavam presentes puderam participar da formulação de propostas para combater esse tipo de crime no município. Através deste evento, será formulado um documento que vai ser entregue ao prefeito Vado da Farmácia”, comentou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
forumesca 2
Para o secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo, o fórum foi um momento de discussão das ações da rede de proteção da criança e do adolescente, contra a exploração sexual. “Aqui pudemos pensar em ações voltadas para o município que possam ser colocadas em práticas para minimizar esse problema que atinge todo o mundo”, comentou.
De acordo com o coordenador de Responsabilidade Social da Refinaria Abreu e Lima, Antônio Carrara, a Petrobras, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, discutiu sobre a Esca e, a partir disso, foi definido como projeto piloto fazer esse trabalho em alguns municípios onde há empreendimentos da empresa. “Esse fórum já é fruto de um primeiro trabalho que foi feito pela ONG Promundo, que em contato com toda a rede que trata da questão dos direitos das crianças e do adolescente levantou toda essas problemáticas na região”, disse. “O fórum tem o papal de discutir as ações para fortalecer essa rede que trata da questão da exploração sexual”, enfatizou.
forumesca 3
Texto e Fotos: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário