sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeito Vado discute melhorias no trânsito na área central do município


reuniaotransito-fotojoaobarbosa1
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, na manhã desta sexta-feira (11/04), vereadores, moradores e comerciantes dos bairros São Francisco e do Centro para discutir questões ligadas às mudanças no trânsito feitas recentemente pela Prefeitura nas duas comunidades. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), e contou com a presença de cinco vereadores, do secretário de Defesa Social, Ricardo Marlon, e do gerente de Trânsito e Transporte, Ecivaldo Oliveira.
A pauta principal da reunião foi a mudança de trânsito ocorrida na Rua Marquês do Herval, uma das principais vias de ligação entre o Centro e os bairros do Mauriti e São Francisco, que passou a ser sentido único até a praça do São Francisco. Os 11 representantes das localidades se dividiram em opiniões favoráveis e contrárias a alteração.
reuniaotransito-fotojoaobarbosa2O prefeito destacou que a intenção de reunir os moradores e comerciantes foi justamente no sentido de buscar uma solução que venha beneficiar ambas as partes. “Tudo o que estamos fazendo na cidade é para melhorar a mobilidade. Sabemos que no nosso município as ruas são estreitas e é preciso tomar medidas para melhorar o fluxo de veículos, que cresce a cada dia”, ressaltou.
Para Edmilson Roque Ferreira, que reside há 41 anos no bairro São Francisco, a proibição dos ônibus das empresas de Suape de circularem por dentro da cidade já ajudou melhorar a mobilidade. “Mas a questão das motos e dos carros não transitarem em mão dupla tem prejudicado os moradores que precisam chegar ao Centro”, argumentou.
Já o comerciante Jadson Agostinho Alves, morador da rua Marquês do Herval, defendeu que o fluxo de veículos melhorou muito depois da alteração para sentido único. “Antes, tinha dias que eu passava mais de meia hora para sair de casa. Isso causava muitos transtornos, inclusive confusões entre motoristas. Na minha opinião, a vida é fundamental e o bem estar das pessoas é o que mais importa”, avaliou.
“É preciso contar com o bom senso, pois essas mudanças nunca agradam a todos, sempre haverá alguém insatisfeito”, ressaltou o vereador e líder de Governo na Câmara, Aziel Almeida.
reuniaotransito-fotojoaobarbosa4Ao final da reunião, os moradores e comerciantes chegaram a um consenso junto com a gestão, e o prefeito Vado determinou que o tráfego de motos nos dois sentidos da Rua Marquês do Herval ficará permitido em qualquer horário. Já os veículos auto passeio ficam restritos a circular no sentido contrário apenas a partir das 19h às 6h. Um ganho para os moradores será a criação de uma linha circular de micro-ônibus que fará o percurso que sai da Praça do Bairro ao Centro, via Charnequinha, e só poderá transitar em sentido único. Os estacionamentos e as cargas e descargas permanecem sendo permitidos apenas nos locais sinalizados.
De acordo com o gerente Ecivaldo Oliveira, a adequação do trânsito no local só entrará em vigor após a colocação da nova sinalização e da implantação da nova linha, o que deve ocorrer no período de dez dias. Também participaram da reunião os vereadores Ricardo Carneiro, Ezequiel Santos, Rildo do Peixe e Alexandre Guedes.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário