quarta-feira, 23 de abril de 2014

Saúde realiza atividades alusivas ao Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial


saude_cabo
Equipes que integram as unidades de Saúde da Família (USFs) do Cabo de Santo Agostinho realizaram, nesta quarta-feira (23/04), diversas atividades junto à população em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril. A ação visa elevar a qualidade de vida e melhorar os serviços prestados aos portadores de hipertensão e diabetes nas unidades de Saúde do município.
Atualmente, o Cabo possui mais de 13 mil hipertensos e 8 mil diabéticos cadastrados com a doença. De acordo com o gerente de Atenção Básica do Cabo, Anderson Nunes, todas as unidades de saúde estarão até o final do mês, intensificando as ações com aferição de pressão arterial, palestras sobre alimentação saudável, mesas redondas, verificação de glicemia, entre outras atividades.
saude_cabo2USF – Santo Estevão, localizada em Ponte dos Carvalhos, foi uma das unidades que ofereceu atividades nesta quarta-feira (23). Na oportunidade, o coordenador do Centro de Assistência Farmacêutica, José Orlando Souza, falou sobre uso adequado de medicamentos. Já a nutricionista, Edna Diniz, explicou a importância da alimentação saudável e como funciona a dieta hipossódica, que é baseada no baixo teor de sódio, principal constituinte do sal comum (cloreto de sódio), e está indicada no tratamento de diversas patologias como: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e perturbações renais.
“A prevenção, as palestras educativas e orientação nutricional são de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou a enfermeira e responsável pela USF Santo Estevão, Edneia Melo.
Durante a atividade também foi servido um lanche a base de frutas, principalmente para mostrar como uma boa alimentação contribui consideravelmente no tratamento da hipertensão e diabetes.
HIPERTENSÃO – A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário