sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeitura promove palestra sobre Igualdade Racial


ev 001 foto jorge luiz
Professores de História, Geografia, Ensino Religioso, membros do Grupo de Estudo e Trabalho Afroindígena (Getai) e do Conselho do Idoso do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa quinta-feira (25/04) de uma palestra. O objetivo foi discutir sobre o Sistema Nacional de Política de Igualdade Racial. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, é fruto de uma ação conjunta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Getai e Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial.
A palestra foi ministrada pela professora da Rede Municipal de Ensino Piedade Marques, mestranda em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa que, dentre outros objetivos, buscou apresentar a política nacional de promoção da equidade entre raças. “Um de nossos desafios é construir o Plano Municipal de Igualdade Racial e desenvolver políticas públicas que combatam o racismo, de modo que todos cabenses tenham as mesmas oportunidades”, explicou a professora.
ev  002 foto jorge luizA conselheira titular do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cida Santos, sugere que para que o racismo seja minimizado nas instituições públicas e privadas é necessário o desenvolvimento de campanhas educativas que atinja a população de modo geral. “É de fundamental relevância que questões relativas à raça e gênero estejam sempre em pauta não só nas escolas como também em outras repartições”, enfatizou.
O Governo Municipal do Cabo vem desenvolvendo ações de enfrentamento da discriminação racial. A última aconteceu no último dia 21 de março, no pátio da estação, onde a população negra pôde conhecer melhor os segmentos que trabalham contra o racismo, além de contar com serviços de saúde.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário