quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mulheres do Cabo são beneficiadas com projeto Atelier Massangana


projetoatelie-fotojoaobarbosa4
Um grupo de 40 mulheres do Cabo de Santo Agostinho está sendo contemplado com o projeto Atelier Massangana. Lançado nessa quarta-feira (23/04), na casa grande do Engenho Massangana, o projeto tem o objetivo de capacitá-las para a implantação de um atelier de costura. A iniciativa, patrocinada pela Petrobras, será executada pela Associação das Mulheres Guerreiras de Camaragibe, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Durante processo de capacitação para a geração de renda, o projeto realizará em dois anos os cursos de Corte e Costura e Gestão de Empreendimentos Coletivos. A primeira aula do projeto será no próximo dia 29, no salão da comunidade Vila Dois Irmãos, no Engenho Serraria.
projetoatelie-fotojoaobarbosa3De acordo com a presidente da Associação das Mulheres Guerreiras de Camaragibe, Conceição Santos, a entidade participou de um edital ano passado do projeto Integração Petrobrás Comunidades (IPC) Suape 2013 e foi selecionado pela empresa para executar o Atelier Massangana. “Tínhamos um perfil e vimos que as comunidades de Massangana e Serraria eram as mais indicadas para receber o projeto. Para nós será um prazer ajudar essas mulheres a desenvolver o 
empreendedorismo através da confecção artesanal”, falou.
projetoatelie-fotojoaobarbosa1
O assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariel Melo, destacou a importância de iniciativas como essa para o fomento do empreendedorismo. “Uma de nossas metas é fomentar esse tipo de atividade e, independente desse projeto ser privado, temos o compromisso de apoiar”, disse. “É uma maravilhosa atitude. Antes a gente sofria com a falta de oportunidades, agora temos esse projeto”, afirmou uma das inscritas, Guiomar Ferreira, 41.
Durante os cursos, as mulheres contarão com formações, seminários palestras; capacitação específica de corte, costura e modelagem, criação e produção das peças; aulas de autogestão empreendedora; planejamento e gestão do atelier; além de conhecimentos em comercialização e do lançamento formal do atelier no mercado.
Fundada no mês de agosto de 2010, a Associação das Mulheres Guerreiras de Camaragibe tem por finalidade o fortalecimento das mulheres para uma vida digna, fortalecendo e promovendo o protagonismo enquanto agentes transformadoras de sua história e da sociedade.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário