segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cabo promove ação alusiva ao fim da violência contra a Mulher


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta segunda-feira (08/12) uma campanha alusiva aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A ação teve o objetivo de conscientizar e orientar a população à como denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. A atividade aconteceu no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro e foi promovida pela Secretaria Executiva da Mulher do município.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos sobre a Lei Maria da Penha N° 11.340, além de orientações sobre os serviços que a população feminina pode encontrar no Centro de Referência Maria Purcina. Na ocasião, também foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial e medição da glicose, realizados pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. A população ainda contou com orientação de psicólogas e oficina de artesanato de pintura em tércio.

“Esta ação desenvolvida, busca conscientizar a população cabense para que haja uma compreensão que esse tipo de violência é um crime. Tudo depende de nós. precisamos combater o abuso contra as mulheres”, enfatizou a secretária da Mulher, Maria Tereza Claudina.
Para a professora de História, Sil Alexandrino da Silva, 52, a oficina de pintura em tecido é uma forma de melhorar a autoestima das mulheres, gerando assim fonte de renda. “Na época que eu estava estudando, foi através das pinturas em tecido que consegui gerar renda para dentro da minha casa e pagar minha faculdade”, comentou.
A aposentada Iraci Farias Evangelista, 60, parabenizou a ação. “É de extrema importância esse momento, pois é forma de conscientizar a população, e também, uma maneira de nós mulheres ficarmos sabendo sobre o que podemos fazer em casos de uma violência”, destacou.
CAMPANHA – A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é iniciada em 25 de novembro e termina no dia 10 de dezembro. A ação foi criada em 1991 por 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liberdade Global de Mulheres (Center for Women´s Global Leadership – CWGL). No Brasil a campanha é realizada desde 2003 por meio de mobilização.
Texto: Gesla Ferreira – Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário