sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sistema de coleta de lixo mecanizada no Cabo começa por Itapuama

Ecopratico01_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, na manhã nesta sexta-feira (19/12), o novo sistema de coleta de lixo doméstico mecanizada, com a utilização de contêineres. O serviço chamado Projeto Ecoprática começou na Praia de Itapuama, estendendo-se pelas demais praias do litoral cabense, com a utilização de 200 contêineres. A ação vai contemplar nas próximas semanas o Centro do Cabo e demais bairros e distritos, com pelo menos mais 300 recipientes.
Esta ação é uma iniciativa conjunta da prefeitura com a Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo no município. Ao todo, serão distribuídos 500 recipientes, mas esse número poderá aumentar, de acordo com a necessidade de cada bairro. Os contêineres possuem rodas para facilitar o manuseio e estão sendo colocados a uma distância média de 50 metros um do outro, com capacidade pelo menos 800 quilos de resíduos cada.
Ecopratico04_RandyAugustoOs recipientes serão esvaziados diariamente, nos mesmos horários em que a coleta anterior era efetuada. “A higienização dos contêineres é feita uma vez por mês, a cada 30 dias, ou antes, se necessário”, comentou o gerente da Locar Saneamento Ambiental, Gilson Luiz de Melo.
Os moradores e comerciantes aprovaram o novo sistema para recolhimento de lixo orgânico no município. Alguns acreditam que o modelo possa deixar as ruas mais limpas. A coleta funciona da forma mecanizada. O caminhão se posiciona ao lado do contêineres e em seguida um coletor acopla o contêiner aos braços mecânicos do caminhão e o suspende até que o lixo seja despejado no caminhão.
Ecopratico03_RandyAugustoPara o comerciante e morador da praia de Itapuama Antônio Luiz, 32 anos, esta ação é uma forma de não só manter o ambiente de trabalho limpo, mas também de preservação do meio ambiente. “Trabalho há 2 anos comercializando na orla de Itapuama. Com a instalação dos contêineres, fica mais próximo de jogar o lixo. Antes tínhamos que levar o lixo até um local próximo da pista”, comentou.
“Isso é uma forma de organização e de se manter as ruas das praias limpas. Nós que comercializamos na orla temos que sempre ficar preocupados com o nosso ambiente de trabalho”, disse a moradora e também comerciante da praia de Itapuama Maria de Fátima, 34 anos.
Para tirar dúvidas e fazer reclamações ou sugestões, ligar para a empresa Locar: Fone (081) 3521-1314.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário