terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Exames de vista estão sendo realizados gratuitamente no Cabo

examevista-fotojoaobarbosa3A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho e a Fundação Altino Ventura (FAV) estão realizando um projeto de prevenção à cegueira e reabilitação da visão. A ação, iniciada nesta terça-feira (09/12), segue até a próxima sexta-feira (12), no Hospital Mendo Sampaio, às margens da BR-101 Sul, onde o consultório móvel da FAV estará realizando uma triagem em pessoas com idade a partir de 40 anos, que apresentam sintomas de catarata ou precisam realizar exames de rotina.

examevista-fotojoaobarbosa1A expectativa é de que 200 pessoas sejam beneficiadas com os serviços. As marcações de exames poderão ser realizadas nos postos de Saúde da Família, com 40 fichas por dia. Os pacientes deverão chegar ao local antes das 10h para fazer a triagem e a dilatação da pupila.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Ricardo Marlon, o contrato com a antiga prestadora de serviços oftalmológicos foi encerrado e os moradores estavam sem o pronto atendimento, e este mutirão vai beneficiar a população que precisa de algum tipo de tratamento urgente. “A Prefeitura já doou uma área para que a fundação futuramente construa uma unidade de atendimento para atender a população cabense e circunvizinhanças”, explicou.
examevista-fotojoaobarbosa4Segundo a oftalmologista da ação, Irlana Almeida, caso o paciente necessite de intervenção cirúrgica ou exames mais detalhados, ele será encaminhado para a sede do Altino Ventura, no Recife. “O atendimento móvel facilita pela estrutura dos equipamentos. Para os exames de vista mais simples, eles já saem com a requisição. Já os específicos, nossa Fundação trabalha com tratamento diferente para cada caso e todos serão atendidos e encaminhados se necessário”, explicou.
examevista-fotojoaobarbosa5Para a dona de Casa Maria Augusta de Bezerra, 54 anos, o atendimento móvel veio na hora certa. ”Estava precisando de um encaminhamento e já saí daqui com ele em mãos. O atendimento é rápido e a médica muito boa”, disse.  A aposentada Severina dos Ramos também estava bastante satisfeita com o procedimento. “Fui muito bem atendida. Há tempos estava precisando dessa consulta. Estou muito feliz”, comentou.
SERVIÇO – O Hospital Mendo Sampaio fica localizado na BR-101 Sul, Km34, S/N – Cabo. Fones: 3524-9181/3524-9182. Além de respeitar os horários de atendimento, é necessário levar a seguinte documentação: cartão SUS e RG.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário