quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Políticas Públicas para mulheres negras foram discutidas no município

seminarioquilombola-fotojoaobarbosa4Representantes de entidades afrodescendentes do Estado e autoridades municipais participaram nessa quinta-feira (10/12), no Cabo de Santo Agostinho, do 1º Seminário Municipal de Políticas Públicas para Mulheres Negras. O evento foi realizado no Centro Cultural da Comunidade Quilombola Onze Negras e discutiu temas relacionados às áreas de saúde, educação, emprego e renda.
O seminário foi organizado pela Rede de Mulheres Quilombolas de Pernambuco e da Comunidade Quilombola Onze Negras, em parceria com a Secretaria da Mulher do município. Na ocasião, foi realizado um lançamento do livro “Trajetória Educacional de Mulheres Quilombolas das Onze Negras do Cabo de Santo Agostinho”, da editora UFPE, que evidencia a história e desafios que as comunidades quilombolas enfrentam na conquista de suas metas.
Durante o encontro, foi montada uma mesa de debates com os temas identidade, gênero, quilombola e políticas públicas. Na ocasião, um dos pontos ressaltados pela representante da Rede de Mulheres Quilombolas de Pernambuco, Fátima Barros, foi a necessidade de instalação de um posto de saúde na Comunidade Quilombola Onze Negras.
seminarioquilombola-fotojoaobarbosa1“A Secretaria de Saúde está de portas abertas para discutir estratégias e políticas públicas voltadas à comunidade Onze Negras. Este seminário foi muito importante porque ouvindo os moradores desta comunidade nós do governo conseguimos muito mais acertar do que errar, porque a comunidade nos dá a informação que precisamos”, ressaltou o secretário de Saúde, Ricardo Marlon. “Dessa forma vamos saber para onde devemos dirigir nossos esforços e recursos”, completou.
seminarioquilombola-fotojoaobarbosa2O secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira, representando o prefeito Vado da Farmácia no ato, enfatizou sobre a importância do seminário. “Este encontro reflete a necessidade da conquista de espaço dessas mulheres negras na sociedade”, comentou. “O encontro foi de extrema importância para discutimos os pontos estratégicos em benefício das mulheres negras da comunidade e das demais”, falou a secretária da Mulher, Tereza Claudina.

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário