terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Porto de Galinhas aguarda o verão de 2015

Destino consagrado no Brasil e no mundo, a badalada praia de Porto de Galinhas, localizada no município de
Ipojuca, a 55 quilômetros da capital Pernambucana, Recife, se prepara para a chegada de mais um verão. Com uma rede de hospedagem moderna e confortável, belezas naturais incontestáveis, uma cultura singular e a gastronomia regionalizada, que aguça sentidos além dos paladares, o balneário, que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, espera pela chegada da alta estação, como é chamado o período entre o final de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro, com a incerteza do sucesso de outras épocas.

Desde os primórdios, Porto de Galinhas se destaca por suas belezas naturais. Definitivamente, o destino é o local certo para quem deseja desfrutar de uma praia de Águas cristalinas, mornas e cercada por arrecifes de corais.  Com uma faixa de praia de 33 quilômetros, que vai da praia da Camboa até o portal de Maracaípe, o destino oferece aos visitantes diversas opções de entretenimento, seja durante o dia, com os passeios de jangada ou ponta a ponta – quando se conhece todas as praias que compõem a faixa de terra da região, ou à noite com as casas de shows, boates, lojas e restaurantes especializados no artesanato e comidas local,que ficam localizadas no calçadão de quase um quilômetros e meio de extensão na pequena vila de pescadores, no centro do balneário.  

A rede de acomodação é considerada umas das melhores e mais modernas do mundo. Constituída por 13 hotéis e resorts, além de aproximadamente 100 pousadas, o setor de hospedagem emprega cerca de 10 mil pessoas e tem um impacto direto na economia do município. Dependendo da época e datas comemoradas no período, as diárias nos hotéis podem variar de R$ 250 até R$ 2.600, dados das Associações de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). O destino é muito procurado por famílias em férias ou casais comemorando a recente troca de alianças. 

Para Ulisses Ávila, Diretor-Executivo da AHPG, alguns eventos que aconteceram no Brasil e que todos pensaram que seriam benéficos para o turismo, tiveram efeitos totalmente controversos. “Porto de Galinhas já o quinto destino de lazer mais procurado do Brasil. Pelo destino ser muito benquisto, temos uma ocupação média anual acima de 80%. O fato de o Brasil ter sediado a Copa do mundo deixou todos com a expectativa de aumento na procura, mas o que aconteceu foi totalmente contrário e tivemos uma redução na curva de crescimento”, enfatizou.

“Passado os eventos, voltamos à normalidade e hoje operamos a todo vapor. Agora para o fim de ano e começo de 2015, estamos com boa parte das vagas reservadas, mas quem desejar, ainda poderá visitar o balneário, mas terá que se antecipar”, exclamou Ulisses.  

Na gastronomia, são cerca de 40 restaurantes que utilizam itens típicos, locais e culturais. Frutas, verduras e raízes da terra são usadas nos principais pratos dos estabelecimentos, que atendem todos os gostos e paladares. A culinária de Porto de Galinhas é um dos encantos do balneário. A rede é composta por comedorias que atendem desde o público mais refinado até o mais simples, que não tem tanto dinheiro para gastar.

De acordo com o diretor de Marketing da Associação Porto da Boa Mesa, responsável por boa parte dos restaurantes do destino, João Adauto, o ano de 2014 foi atípico para o setor, visto que a copa e o período de eleição prejudicaram a vinda de turistas a Porto de Galinhas, mas a expectativa para 2015 é a melhor possível. “Temos boas expectativas para 2015. A copa e as eleições represaram o turismo um pouco, mas o verão de 2015 deve ser bom é servirá para recuperar as perdas desse ano”, destacou. 

O setor lojista é formado por 860 empreendimentos, entre micro, pequenas e médias empresas, que são responsáveis por disseminar o artesanato e a cultura Ipojucana. Além de gerar emprego e renda e fornecer aos visitantes a possibilidade de adquirir artefatos que remetam a passagem por um dos melhores locais turísticos do mundo.
Segundo Cláudio Duarte, presidente Câmara Dirigente Lojistas de Ipojuca, a importância do setor em Porto de Galinhas é reafirmada pelo índice de empregabilidade alcançado. “Porto já é um pólo turístico consagrado por suas belezas naturais, setor hoteleiro e a gastronomia. O setor lojista só é muito importante pelo seu valor na questão da empregabilidade. Depois dos hotéis, somos quem mais emprega no destino”, afirmou. 
Bem estrutura e com diversas opções de lazer, a praia de Porto de Galinhas, que já foi escolhida diversas vezes como a melhor do Brasil, tem tudo para receber um bom montante de visitantes no próximo verão, mas o que deveria ser certeza esbarra na atual situação econômica do país.  Mesmo com a fama internacional e o bom volume de turistas vindos de outros países, o maior numero de visitantes ainda é o domésticos, ou seja, do próprio Brasil. 

Enfrentando uma crise que afeta todas as classes sociais do país e deixa à economia arrefecida, Porto encara um cenário de incertezas para o verão de 2015. Com a inflação no teto da meta e o aumento no endividamento, o capital que seria investido se o Brasil estivesse numa situação de equilíbrio econômico, será revertido para o pagamento de dividas e para saudar investimentos mais emergentes. O que gera impactos negativos na economia local.

O impacto causado pela atual situação econômica do país deve ser confirmado já no próximo verão, quando os índices de empregos temporários, que hoje ficam na casa de 7% a 10% na alta estação, segundo informações da CDL - Ipojuca,deve cair. 

O Professor de Economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Luiz Maia, acredita que o ano de 2015 deverá ser de estabilização e de um pequeno crescimento. “O fato do aumento do endividamento, fará com que os brasileiros utilizem a renda extra do 13° salário para o pagamento de dividas mais urgente e não para viajar. Por outro lado, o aumento do dólar força os brasileiros a cancelar as viagens ao exterior e investir esse dinheiro no próprio país, e o principal destino de viagem do Brasil é a região nordeste”, disse. “Por esses motivos, tudo indica que teremos um ano de estabilização no setor do turismo e, provavelmente, um pequeno avanço de crescimento”, concluiu.  

Contudo, Porto de Galinhas continua sendo um dos melhores locais do mundo para visitar, descansar e passar férias. Não perca a oportunidade de conhecer e desfrutar das belezas naturais e diversas opções de entretenimento do balneário.

Texto: Otávio Alves  
Fotos: Vinicius Lubambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário