segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Professores compartilharam experiências exitosas em seminário

PRAT EX 005Professores da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram do 8º Seminário de Socialização de Experiências Exitosas, que marcou o encerramento do ano letivo. Com o tema “Sala de Aula: Espaço de aprendizagens”, os educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais tiveram a oportunidade de expor e conhecer iniciativas que estão fazendo a diferença no ensino do município. A atividade aconteceu na última sexta-feira (12/12), na escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, e foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação. PRAT EX 004
O seminário teve como finalidade propiciar o intercâmbio de experiências entre os docentes e ampliar o desenvolvimento de práticas educativas, como projetos, sequências didáticas, atividades permanentes, entre outras, vivenciadas nas escolas municipais em 2014. A escolha pelo tema justifica-se por que se torna cada vez mais urgente que a prática pedagógica seja (re)pensada e (re)construída a fim de que possa atender as especificidades dos estudantes.
Ao todo, 54 professores de 25 escolas apresentaram 40 trabalhos relatando suas experiências em sala de aula. Os relatos foram divididos em cinco eixos temáticos (Práticas de leitura e escrita, Apropriação do SEA, Resolução de problema, Alfabetização matemática e Tecnologia da sala de aula) e coordenados por técnicos educacionais da Coordenação de Análise de Redes, setor de formação, da Secretaria Municipal de Educação (SME), instituição organizadora do evento pedagógico.
PRAT EX 022Representando o prefeito Vado da Farmácia, o secretário de Educação, Adelson Moura, participou da abertura do seminário, realizada no auditório Luiz Alves Lacerda.  “Estou bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos professores de nossa cidade. Atividades como essas são importantes para demonstrar que podemos sim construir um ensino público de qualidade e esse é um dos principais objetivos da Prefeitura do Cabo, investir na educação de nossos jovens, para que possam futuramente ser cidadãos críticos e reflexivos”, frisou o secretário.
PRAT EX 016A solenidade contou ainda com a apresentação cultural da professora Lucy Ramos, da Escola Municipal José Clarindo, da Charneca, cantando a música “Meu limão, meu limoeiro” e narrando em versos as atividades decorrentes dos encontros do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que atende alunos do 1º ao 3º anos. Em seguida, os professores dirigiram-se às salas de aula da Escola Professor Antônio Benedito, onde foram apresentados os relatos de cada eixo temático. Em cada sala, havia quatro relatos de experiências cuja mediação se deu a cargo dos técnicos da (SME).
No final da tarde, todos os participantes do seminário retornaram ao auditório onde aconteceu a plenária com a síntese dos trabalhos de cada eixo temático que foram verbalizados pelos mediadores de cada sala. A assessora técnica da SME, professora Fátima Almeida, destacou o sucesso do evento. “Consideramos o seminário de hoje um grande avanço, porque nas salas temáticas os professores puderam ter uma troca mais efetiva entre eles. Antigamente, o evento se dava somente no auditório, logo percebemos que esse modelo não mais nos interessava, visto que a cada ano aumentava o interesse dos professores. Assim, acreditamos que esse novo formato deu uma importante contribuição para os educadores cabenses”, destacou a assessora.
PRAT EX 001Durante a semana, as escolas participantes do Programa Mais Educação e os professores da Educação Especial também organizaram atividades de socialização de experiências. Tais ações fazem parte da política de valorização do magistério da Prefeitura do Cabo através das formações continuadas.
Texto: Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário