terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Seminário marca Dia Mundial de Combate à Aids

Seminario_Aids (5)Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Programas Sociais, realizou nessa segunda-feira (01/12) um seminário de prevenção. A ação desenvolvida pela Coordenação de Políticas Públicas LGBT, em parceria com a Coordenação da Política de DST/Aids, aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, localizado no Loteamento Garapu.
Entre 1980 e junho de 2012, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), foram registrados 656.701 casos de Aids no Brasil, uma média de 36 mil casos por ano. Em relação aos óbitos, são registrados 11,5 mil por ano. Atualmente, o MS estima que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país. Dessas, 135 mil não sabem ou nunca fizeram exame.
Para o coordenador de Políticas Públicas LGBT, Adão Veras, a mobilização é de extrema importância para população. “Nossa intenção é orientar a sociedade sobre os riscos da doença e lembrar também que à Aids não tem cura”, alertou.
Seminario_Aids (13)
Durante o seminário, o público presente recebeu orientações sobre as medidas de prevenção da doença, uso do preservativo, primeiros sintomas, doenças oportunistas pela baixa de imunidade e o tratamento com antirretrovirais – os chamados coquetéis. “É importante que as pessoas procurem o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbet de Souza para realizar o teste de HIV. O exame é gratuito e pode ser feito de forma anônima por qualquer pessoa”, informou a coordenadora da Política de DST/Aids, Lúcia Cristina Buarque.
No local, estavam presentes profissionais da área de Saúde e da Assistência social, representantes de grupo de idosos e alunos da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha (Garapu).
MOBILIZAÇÃO – Até o fim do mês, também, será ampliada a distribuição de preservativos em unidades de saúde, empresas e eventos públicos.
PREVENÇÃO – O preservativo (camisinha) é o método mais eficaz contraceptivo para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como à Aids, alguns tipos de hepatites e sífilis. Para ter acesso aos preservativos de forma gratuita, o usuário deve procurar os serviços da Rede Municipal de Saúde.
SERVIÇO – O CTA, que fica localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, nº 428 – 1º andar (Centro), funciona de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3521-6456.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário