sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

TCE capacita em gestão pública servidores da saúde do Cabo

saude1A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães está promovendo um curso de capacitação em gestão pública para os servidores da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. A ação faz parte do programa TCEndo Cidadania, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e tem por objetivo fiscalizar o controle e orientar a distribuição de recursos em benefício da sociedade.
O encontro começou nesta quinta-feira (04) e termina hoje (05/12). Ele é uma iniciativa do TCE, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. O curso, com duração de 16h, conta com uma cartilha educativa com noções sobre gestão pública, instrumentos de controle da administração, os principais conselhos municipais e planejamento governamental.
A aula desta quinta-feira (04/12) foi ministrada pela professora Roseane Milanez Farias. Ela falou da responsabilidade pedagógica e sobre a consolidação do programa para a sociedade. “Para fiscalizar e orientar a gestão pública, é preciso entender todo o sistema de gestão para o controle social”, explicou.
saude4
De acordo com o Secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon, a capacitação serve para que o conselho municipal possa desempenhar ainda melhor as suas funções, ajudando a própria gestão de saúde no controle social, acompanhamento das ações, na aprovação das contas do fundo municipal, entre outros.
“Houve uma mudança recente com alguns membros do Conselho, e é muito importante para o município que esses novos integrantes sejam capacitados. A prefeitura apoia a capacitação e está dando toda a estrutura necessária para o bom desempenho do curso”, enfatizou.
“Esta é uma atividade social destinada aos conselhos municipais. Por meio dela, abordamos diversos temas como tributos, Constituição, atividade financeira do Estado, entre outros relacionados à gestão pública”, destacou Ítallo Américo, estagiário do Tribunal de Contas.
Texto: Agostinho Santiago e Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Agostinho Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário