A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães está promovendo um curso de capacitação em gestão pública para os servidores da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. A ação faz parte do programa TCEndo Cidadania, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e tem por objetivo fiscalizar o controle e orientar a distribuição de recursos em benefício da sociedade.
O encontro começou nesta quinta-feira (04) e termina hoje (05/12). Ele é uma iniciativa do TCE, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. O curso, com duração de 16h, conta com uma cartilha educativa com noções sobre gestão pública, instrumentos de controle da administração, os principais conselhos municipais e planejamento governamental.
A aula desta quinta-feira (04/12) foi ministrada pela professora Roseane Milanez Farias. Ela falou da responsabilidade pedagógica e sobre a consolidação do programa para a sociedade. “Para fiscalizar e orientar a gestão pública, é preciso entender todo o sistema de gestão para o controle social”, explicou.
De acordo com o Secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon, a capacitação serve para que o conselho municipal possa desempenhar ainda melhor as suas funções, ajudando a própria gestão de saúde no controle social, acompanhamento das ações, na aprovação das contas do fundo municipal, entre outros.
“Houve uma mudança recente com alguns membros do Conselho, e é muito importante para o município que esses novos integrantes sejam capacitados. A prefeitura apoia a capacitação e está dando toda a estrutura necessária para o bom desempenho do curso”, enfatizou.
“Esta é uma atividade social destinada aos conselhos municipais. Por meio dela, abordamos diversos temas como tributos, Constituição, atividade financeira do Estado, entre outros relacionados à gestão pública”, destacou Ítallo Américo, estagiário do Tribunal de Contas.
Texto: Agostinho Santiago e Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Agostinho Santiago
Nenhum comentário:
Postar um comentário