segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Concertos marcam centenário da Filarmônica XV de Novembro Cabense

filarmonica-fotojoaobarbosa (6).JPGA Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense realizou nesse final de semana dois concertos em comemoração à passagem do seu centenário. As apresentações aconteceram no Cabo de Santo Agostinho, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Sob a regência do maestro Domingos Sávio, na noite da sexta-feira (19/12), houve apresentação apenas para convidados no Auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu. Nomes que fizeram história na direção e regência da banda foram homenageados. Dentre os homenageados estava o maestro Edvam Joaquim, que na ocasião conduziu a banda e apresentou um frevo de sua autoria.
filarmonica-fotojoaobarbosa (31).JPGJá a noite do sábado, foi marcada por concerto aberto ao público na Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo. Mais uma oportunidade de ouvir a boa música produzida pela banda XV de Novembro, que representa um dos maiores ícones da cultura da Cidade. “Pelo valor histórico, social e cultural que esta banda tem, nos sentimos honrados em estar à frente da pasta de cultura, em um momento que ficará marcado na história de todos nós que é o centenário da filarmônica cabense”, ressaltou Rinaldo da Costa, secretário de Cultura e Lazer do município.
Passeando pela historia da banda, os 46 músicos apresentaram um repertório repleto de composições dos músicos que já passaram. Peças renomadas e premiadas no Brasil e no Mundo, como o “Frevo Diferente”, de Miro de Oliveira. Segundo o regente da Banda, Domingos Sávio, a escolha do repertório foi pensada como forma de homenagear e apresentar ao público as obras marcantes na história da Banda.  Recém eleito, o presidente da banda Davi Caetano, externou sua alegria em fazer parte da história da Banda. “A passagem do centenário é de um valor grandioso para nós. Estamos assumindo a direção da filarmônica com muita fé e confiança. Queremos deixar um legado para outros músicos que virão e esperamos ver a história dela se perpetuar ainda por muitos anos, fazendo jus a seu histórico de superação e glória”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário