quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cabo assegura como prioridade o transporte escolar de estudantes

entregadosonibus04A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho garante aos estudantes da Rede Municipal de Ensino o transporte gratuito às escolas e contribui até mesmo com a locomoção de estudantes da Rede Estadual. De fevereiro a julho de 2015, somente com a entrega de passes estudantis, a Secretaria Municipal de Educação já empenhou mais de R$ 750 mil apenas para os alunos carentes da rede municipal que residem afastados das unidades de ensino.
Os estudantes residentes no município têm disponíveis várias linhas através de 11 ônibus escolares, quatro deles adquiridos em 2013, em parceria com o programa federal Caminho da Escola, com recursos do FNDE. Os estudantes com algum tipo de deficiência também contam com ônibus equipados com assentos especiais e elevadores para alunos com dificuldade de locomoção.
Os estudantes carentes que estão longe das localidades atendidas pelas linhas escolares podem receber os passes estudantis, estando devidamente matriculados em escola municipal ou estadual, com o cadastro do benefício e comprovação de residência atualizados. Somente no primeiro semestre do ano letivo deste ano foram contemplados, em média, 3.500 alunos da Rede Municipal mensalmente. No caso da Rede Estadual, o município complementa o valor do fundo de transporte, quando o repasse financeiro não é suficiente para o pagamento total.
Para a coordenadora do Setor de passe Estudantil da Secretaria Municipal de Educação, Ivanice de Freitas, o compromisso da Prefeitura do Cabo é fundamental para promover a universalização da escola básica no município. “A garantia do transporte tem a importância de assegurar o acesso à escola para os estudantes carentes e com dificuldade de transporte. E assim eles poderão ser graduados e preparados e para entrarem no mercado de trabalho”, destacou Freitas.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário