segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura inaugura escola-parque no Loteamento Garapu


A comunidade de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, ganhou mais uma unidade de ensino. A Escola Municipal Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, também chamada de escola-parque, foi entregue oficialmente à população pelo prefeito Vado da Farmácia, na manhã desta segunda-feira (13/07). A solenidade foi prestigiada por secretários, vereadores, servidores públicos, pais e alunos.
Em seus mais de 4 mil m², a nova unidade de ensino conta uma grande estrutura. São dois pavimentos, 10 salas de aula, laboratórios de matemática e ciência, laboratório de informática e biblioteca, além de um refeitório, playground, salas administrativas climatizadas e um ginásio poliesportivo com arquibancada e cobertura. A escola vai atender, por turno, à cerca de 400 alunos, da educação infantil aos anos iniciais. Foram mais de R$ 8 milhões em recursos próprios investidos na construção da nova unidade.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Vado saudou a todos os presentes e falou da sua alegria em estar inaugurando oficialmente a escola-parque. “Muito me emociono em estar inaugurando esta escola. Entendemos que a educação é a base de tudo, portanto, agradeço a cada pessoa aqui presente e reafirmo o compromisso em trabalhar para que esta unidade de ensino continue melhorando”, disse.
O secretário de Educação, Adelson Moura, falou da importância dos investimentos na área educacional. “Reforçamos que neste município grandes investimentos são feitos em educação. Sabemos que o prefeito Vado tem investido por acreditar que a educação é o caminho para resolver inúmeros problemas da nossa sociedade. Ao inaugurar mais uma escola pública, estamos mostrando para a população cabense o caminho para uma sociedade feliz e mais justa”, ressaltou.
A dona de casa Lucinete de Lira, 29 anos, falou em nome das mães de alunos da instituição e agradeceu à prefeitura pela entrega da escola à comunidade. “É uma honra para mim saber que nossas crianças contam com uma escola maravilhosa como esta. Agradeço ao prefeito Vado por ter tido a iniciativa de construir esta escola no loteamento Garapu”, afirmou.
ANO LETIVO – As aulas na Escola Cremilda Maria Santana de Oliveira foram iniciadas em junho deste ano, devido aos serviços de acabamento da obra e entrega dos equipamentos. O calendário escolar de 2015 teve início no dia 1° de junho e será encerrado em 19 de dezembro. Para programar o horário das quatro unidades neste prazo, foram estipulados 30 minutos de acréscimo nos turnos da manhã e da tarde, além de aulas adicionais e reuniões pedagógicas nos sábados, para não prejudicar os alunos.
HOMENAGEM – A nova escola-parque recebeu o nome de Cremilda Maria Santana de Oliveira, em homenagem a uma mulher que dedicou grande parte da sua vida à educação. Cremilda nasceu em 02 de abril de 1957, no município de Ipojuca. Em 1980, concluiu o curso técnico em contabilidade e em 1981 o curso de magistério. Casada com Everaldo Luiz de Oliveira, teve dois filhos. Formou-se em letras, com habilitação em português e inglês e se especializou em língua portuguesa. Em 1989, foi aprovada em concurso público para o cargo de professora na rede municipal de ensino, no Cabo de Santo Agostinho, no mesmo período ingressou também na rede estadual. No ano de 2013, veio a falecer. Mas seu nome vai ser sempre lembrado através da escola.

Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário