quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cabo lança Fórum de revisão do Plano Diretor


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na manhã nesta quarta-feira (29/07), o Fórum de Lançamento da revisão do Plano Diretor. A conferência uniu representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federais, além de segmentos sociais do município. O trabalho de revisão está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, com o apoio da Agência Condepe/Fidem, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e suporte técnico da Diagonal Consultoria.
O Plano Diretor do Cabo foi criado em 2006, por meio da Lei 2.360/06, e começa e ser revisado este ano. Com ampla participação popular, o fórum, realizado nesta quarta-feira, marcou o início do processo de revisão. Nele, diversas representações sociais puderam conhecer e discutir os parâmetros constantes no documento e, com base nos atuais indicadores econômicos e sociais, apresentar novas propostas para a construção de uma cidade ideal para todos.
O secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano, que na ocasião representou o Prefeito Vado da Farmácia, falou sobre o lançamento do Fórum e a importância da revisão da Lei para o melhor desenvolvimento da cidade. “Hoje nós iniciamos a revisão da Lei 2.360, que é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Cabo. Ele é um importante instrumento no qual podemos planejar a longo prazo. Esta revisão vai permitir que o município reveja suas metas, analise seus avanços e venha rediscutir as suas dificuldades, bem como reafirmar as suas potencialidades e fragilidades, de forma que tenhamos uma cidade que se desenvolva de forma harmoniosa”, disse.
Germano ressaltou ainda que, pela primeira vez, o Cabo será visto como verdadeiramente inserido na Região Metropolitana. “Desta vez teremos a oportunidade de olhar o Cabo dentro de uma perspectiva metropolitana. O plano será revisto em conjunto com o município de Ipojuca, que faz limite com o Cabo. Nesta área, acontecem os maiores impactos sociais, econômicos e ambientais provenientes do Complexo Industrial de Suape”, destacou.
O diretor presidente da Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, também esteve presente no encontro e ressaltou a necessidade da participação dos diferentes segmentos da sociedade para a construção do documento. “Este evento marca um ponto importante na revisão do plano diretor deste município. A necessidade desta revisão é imposta por lei e visa o crescimento da cidade. É fundamental que haja a união do poder público e da sociedade. Sem essa união o Plano Diretor seria um documento técnico e bem elaborado, mas não de forma democrática e que atenda a real necessidade de todos”, comentou.
Os participantes do fórum poderão agora enviar as suas contribuições por meio de um canal de comunicação com a Prefeitura, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (03/08). Essa comunicação será feita por telefone ou pelo site institucional da Prefeitura, cabo.pe.gov.br .

Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário