segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mocaspe encerrou 20ª edição com homenagens e entrega de troféus


A Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo de Santo Agostinho encerrou nesse domingo (12/07), numa noite marcada pela emoção. Foram realizadas homenagens e a premiação dos destaques (categorias aspirante e master). O evento, organizado pelo Movimento Teatral do Cabo com o apoio da Prefeitura Municipal, iniciou no último dia 08 e contou com 12 espetáculos, que esbanjaram talento no palco do Auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu. A edição teve recorde de público, segundo os organizadores.
A última noite da Mocaspe começou com a reapresentação da esquete “Uma dose de Alucinação” do Coletivo Teatral Risoflora, que foi a vencedora no júri popular com 92,85%. O espetáculo, com direção e adaptação de Ananda Swamy, foi baseado nas três principais obras da Geração Beat, “Almoço Nu” (de William Burroughs), “Pé na Estrada” (de Jack Kerouac) e “Uivo” (de Allen Ginsberg).
Em seguida, o público pôde relembrar por meio de fotos em um telão todas as esquetes apresentadas durante o evento. A cada foto, muitos aplausos. O evento seguiu com uma homenagem ao ator, autor e diretor Jailson Vidigal, escolhido em assembleia para ser o grande homenageado da 20ª edição da mostra, por sua grande contribuição à arte teatral do município. Ele descobriu seu dom na Mocaspe.
“A minha história se cruza com a história da Mocaspe. Na primeira edição, uma professora levou minha turma para prestigiar o evento, e foi aí que eu decidi entrar para o teatro. Na 2ª edição eu já estava participando como ator e na 3ª já fui dirigindo um espetáculo. De todas as edições, só fiquei de fora de duas”, destacou ele. “Eu sou muito grato a todos que tomaram a iniciativa de fazer a mostra e aos que continuam trabalhando para que ela não morra”, completou, sendo aplaudido de pé.
Outro homenageado foi o secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa. Ele destacou a qualidade dos espetáculos e agradeceu à organização pelo reconhecimento. “Esta edição foi uma das melhores, com recorde de público e esquetes muito bem elaboradas. Só no penúltimo dia, a mostra registrou mais de 200 espectadores”, comentou. “Quero agradecer ao Movimento Teatral do Cabo e dizer que o prefeito Vado apoia esta iniciativa. Quero também parabenizar a professora Evânia Copino, que está fazendo um belíssimo trabalho com os alunos da Escola Antônio Benedito neste auditório, ensinando-os a arte do teatro”, ressaltou.
As esquetes foram avaliadas por três jurados técnicos. A melhor esquete pelo júri popular também venceu no júri técnico. A diretora, Ananda Swamy, agradeceu ao público e aos jurados pela confiança. “Foi um desafio muito grande montar esta esquete. Estudamos e ensaiamos muito, e nos surpreendemos com a aceitação do público. Agradeço a toda equipe do Coletivo Teatral Risoflora, em especial aos atores Ramon Bismarck e Katielly Vivian”, disse. A esquete foi convidada para uma temporada em cartaz no Teatro Capiba, no Sesc Casa Amarela.
Cerca de 100 pessoas, entre atores, diretores e equipe técnica, trabalharam na Mocaspe. Um dos organizadores, Marcos Bracho, agradeceu o empenho de cada grupo. “Para mim, esta edição da Mocaspe foi muito gratificante. Foram meses de dedicação e acredito que todos comungaram do mesmo sentimento para que tudo corresse tudo bem. Todos brilharam”, disse ele.
Os troféus da premiação foram confeccionados pelos artistas plásticos Fábio Melo e Wellington Santero. Confira a relação dos premiados da Mocaspe:

CATEGORIA ASPIRANTE
- Melhor Espetáculo – “A casa de Fabiana” (1° lugar) / “A mais forte” (2° lugar)
- Cenário – Fábio Melo (“Uma prosa daquelas”)
- Figurino – Alcy Saavedra (“A mais forte”)
- Iluminação – Não houve premiação
- Maquiagem – Fábio Melo (“Uma prosa daquelas”)
- Sonoplastia – Nino Silva (“A espera de um milagre”)
- Atriz Coadjuvante – Maxanny Santos (“O que se enxerga depois do medo”)
- Ator Coadjuvante – Álvaro Alves (“Família Silva em: Engolindo Sapo”)
- Atriz – Katielly Vivian (“Uma dose de alucinação”)
- Ator – Fábio Melo (“Uma prosa daquelas”)
- Texto adaptado – Ananda Swamy (“Uma dose de alucinação”)
- Direção – Itamar Phellype (“A casa de Fabiana”)

CATEGORIA MASTER
- Melhor espetáculo – “Uma dose de alucinação” (1° lugar) / “Senhora das dores” (2° lugar) / “O canto da minha memória” (3° lugar)
- Cenário – Luiz Navarro (“Senhora das dores”)
- Figurino – Rafael Dynarck (“Vila Italiana”)
- Iluminação – Luiz Navarro (“O canto da minha memória” / “Delicado” / “Senhora das dores”)
- Maquiagem – Rafael Dynarck (“Vila Italiana”)
- Sonoplastia – Nice Albano e Zé Caetano (“O canto de minha memória”)
- Atriz Coadjuvante – Não houve premiação
- Ator Coadjuvante – Itamar Phellype (“Vila Italiana”) / Rafael Dynarck (“Vila Italiana”)
- Atriz – Belly Nascimento (“O canto de minha memória”)
- Ator – Ramon Bismarck (“Uma dose de alucinação”)
- Texto – Adaptado e Original – Luiz Navarro (“Senhora das dores”)
- Direção – Ananda Swamy (“Uma dose de alucinação”)

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário