A aula foi ministrada por Miguel Ventura Mendonça, socorrista do SAMU há 12 anos. Os tópicos abordados no curso foram sobre os possíveis acidentes diários: Engasgo, Crises convulsivas, Ferimentos, Queimaduras, Lesões musculares, quedas e traumas. Também foi dada uma ênfase aos casos de parada cardiorrespiratória e quais os procedimentos devem ser tomados na espera do socorro, já que, segundo estudos do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos o paciente volta ao seu estado normal antes do atendimento médico com o procedimento dos primeiros socorros. No curso, os presentes puderam também praticar o que foi exposto na teoria.
A estagiária da Secretaria de Saúde Regane França, 49 anos, aprova a iniciativa. “É importante termos noção da prática emergencial, saber como agir para evitar agravar o estado do ferido”, comentou.
O Projeto é uma realização da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, por meio da Gerência de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Desenvolvimento Pessoal e do Promaps (Programa de Apoio Psicológico ao Servidor).
Fotos: Thainá França
Nenhum comentário:
Postar um comentário