terça-feira, 28 de julho de 2015

Cabo vai realizar caravanas para intensificar adesão ao Cadastro Cultural


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lançou, em abril deste ano, o novo Cadastro Cultural do município (CAC). Artistas e agentes culturais nascidos ou que possuam atuação na cidade podem se cadastrar na plataforma virtual, que servirá não só como um banco de dados, mas também permitirá que eles participem das eleições do Conselho de Política Cultural, além de outros benefícios. Para intensificar a adesão do segmento ao cadastro, serão realizadas duas caravanas na primeira semana de agosto, em Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. No distrito de Ponte dos Carvalhos, será montado um núcleo de cadastros na sede da Regional 3, os dias 04 e 05, das 9h às 17h. Já no bairro de Pontezinha , a caravana vai aportar nos dias 06 e 07, na Igreja Rainha da Paz, também das 9h às 17h.
O objetivo das caravanas é mostrar a importância de os artistas e trabalhadores da área se cadastrarem nesta ferramenta e tirar dúvidas quanto ao registro e validação das informações. Nesses locais, os interessados poderão realizar suas inscrições, que podem ser feitas individual ou coletivamente (pessoa física ou jurídica). Para se cadastrar, é preciso levar alguns documentos. (veja lista no link a seguir –http://www.cabo.pe.gov.br:8003/cadastro/ ).
O cadastro pode ser feito no site oficial da Prefeitura, pelo link Cadastro Cultural – Documentos necessarios. Para validá-lo, é necessário ir à sede da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, que fica localizada na Rua Teixeira de Sá, n° 28 (por trás do supermercado Arco-Íris), munido de cópias de diversos documentos, como comprovante de residência, CPF, currículo ou release, entre outros. No registro, pode-se marcar mais uma área de atuação dentre os 39 segmentos existentes da plataforma, como literatura, artes digitais, música, teatro, empreendedorismo cultural, artesanato, fotografia, etc.
Antes de se inscrever no CAC, é preciso se cadastrar no SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para contribuir com a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas voltadas à cultura. O SNIIC permite que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de cadastrar informações atualizadas sobre o setor nas mais diversas localidades. Para se registrar, basta acessar o site http://sniic.cultura.gov.br/  .
O novo cadastro atende às mudanças que estão sendo realizadas para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e adesão do Cabo ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), modelo de gestão e promoção de políticas públicas do segmento, que reúne sociedade civil e entes federais, estaduais e municipais para fomentar produções culturais de forma colaborativa.
Mais informações sobre o Sistema Municipal de Cultura e o CAC podem ser obtidas pelo telefone 3521-6655 ou na própria Secretaria de Cultura e Lazer, situada na Rua Teixeira de Sá, Nº 28 (próxima ao Supermercado Arco-Íris).
Texto: Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário