sexta-feira, 17 de julho de 2015

Salva-vidas do Cabo se mantém em alerta devido ao fenômeno Swell

salvavida-fotojoaobarbosa2Ventos de quase 30 km/h atingiram o litoral pernambucano nessa quinta-feira (16/07), provocando o fenômeno Swell, quando há um grande aumento das ondas. No Cabo de Santo Agostinho, a chegada do Swell, que deve durar até o domingo (19/07), tem atraído dezenas de surfistas em busca das melhores ondas. Pensando nisso, o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), da Secretaria Municipal de Defesa Social, está em estado de alerta máximo para garantir a segurança dos banhistas.
O Cabo possui uma extensa faixa litorânea (24 quilômetros). Suas belas praias propícias para o banho e a prática do surf são muito procuradas em períodos de férias. O aumento no número de visitantes nas praias devido ao fenômeno Swell levou o GSA a montar um esquema especial de trabalho. De acordo com a gerente de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra, responsável pelo grupamento, 45 homens estão atuando nos 24 postos salva-vidas para dar orientações e atender a possíveis ocorrências.
Além das altas ondas, outro fator preocupante são as fortes correntezas e águas turvas que podem provocar diversos acidentes. O coordenador do Grupamento de Salvamento Aquático, Josafá Lima, pede que a população siga as orientações dos salva-vidas e respeitem a sinalização de advertência nas praias. “As áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas, indicam alto risco, fortes ondas, correnteza e altos índices de afogamento, sendo impróprias para o banho. Já as áreas sinalizadas com bandeiras amarelas, conta com a presença da nossa equipe”, explicou. A primeira preia-mar (alta) desta sexta-feira (17/07) foi às 4h25 com baixa-mar às 10h35. A maré volta a subir às 16h50 com baixa às 23h. As ondas poderão chegar a 2,2 metros de altura.
Ainda de acordo com Josafá, outras precauções devem ser tomadas no mar, como:
- Tomar banho com altura da água até a cintura;
- Ter cuidado nas marés vazantes onde o risco de correntes de retorno e muito alta;
- Estar atento ao som do apito do salva-vidas, pois indica algum risco iminente. Em caso de alerta, sair da água imediatamente;
- Procurar sempre um posto salva-vidas distribuídos na orla, para perguntar onde o melhor e mais seguro local para o banho;
- Só permitir a entrada de crianças na água com a supervisão de um adulto;
- Não utilizar boias e colchões infláveis, pois dão uma falsa sensação de segurança, mas são facilmente levados pela correnteza para o alto mar;
- Não superestimar a habilidade com a natação, pois as fortes correntes são mais poderosas que a maioria dos nadadores;
- Nadar sempre paralelo à praia, caso esteja em apuros ficar calmo, acenar por socorro e só gritar nos casos em que pessoas próximas possam ouvir.
Swell - Quando as ondas se aproximam das margens oceânicas, onde a velocidade do vento diminui, elas podem viajar mais depressa que o vento. Nessa altura o declive da onda diminui e elas transformam-se em ondas com longas cristas designadas como “swell”. O swell pode deslocar-se ao longo de grandes distâncias sem perda significativa de energia. Sistemas de ondulação originados na Antártida foram encontrados a quebrar no Alaska, depois de viajar mais de 10.000 km. As ondas com maior comprimento de onda serão aquelas que viajam mais depressa, porque, em águas profundas, a velocidade é função do comprimento de onda.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário