sexta-feira, 10 de julho de 2015

Milhares de pessoas prestigiaram a festa de 138 anos do Cabo


O Cabo de Santo Agostinho celebrou nessa quinta-feira, 09 de julho, seus 138 anos de elevação à cidade. Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades para comemorar o aniversário do município. O Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura, no bairro da Torrinha, concentrou as solenidades oficiais. Milhares de pessoas prestigiaram o evento, que contou com a participação de várias autoridades, entre elas o prefeito Vado da Farmácia, secretários e vereadores.
Às 5h, houve a tradicional alvorada festiva. A partir das 8h, foi realizado o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Cabo, ao som dos seus respectivos hinos, executados pela centenária Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense. Em seguida, no palco montado no estacionamento do CAM, seis atores da Trupe Cara & Coragem apresentaram a esquete teatral “Quem descobriu o Brasil?”, que fez o público se divertir com a discussão do português “Pedro Álvares Cabral” e do espanhol “Vicente Yañez Pinzón” sobre quem aportou primeiro no país e como se deu o nascimento do município do Cabo, bem como a escolha de seus santos padroeiros.
A festa continuou com uma nova apresentação da Filarmônica, desta vez executando o dobrado Mão de Luva, seguido pelas canções Alma Latina, De Pernambuco ao Rio, Severina Xique Xique e Suíte Nordestina. Os integrantes da banda aproveitaram o momento para agradecer à prefeitura pelo novo fardamento do grupo. Em seguida, foi realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, conduzida pelos padres Rogério José, da Paróquia Santo Antônio; Severino Lourenço, da Paróquia de São José Operário; e pelo diácono Genival Cunha. A celebração foi animada pelo ministério de música Santo Antônio. Para encerrar as atividades, houve o tradicional corte do bolo e sorteio de brindes aos participantes da 8ª edição da Caminhada dos Idosos, que este ano contou com cerca de 500 pessoas.
“Para mim é uma felicidade enorme poder fazer parte dessa história. É uma honra estar mais uma vez festejando o aniversário do Cabo como prefeito, buscando nesses dois anos e meio contribuir com o desenvolvimento da cidade”, declarou o prefeito Vado. “Apesar desse momento difícil de crise que estamos vivendo em todo o país, tentamos sempre fazer o melhor, com um trabalho transparente e democrático. Estamos superando as dificuldades e ainda iremos fazer muito mais pelo povo cabense”, ressaltou. “Quero agradecer a presença de todos que vieram prestigiar e comemorar os 138 anos do município. Que Deus continue derramando bênçãos sobre nosso povo e nossa terra”, concluiu.
MOVIMENTOS – Três movimentos sociais compareceram às solenidades em comemoração ao aniversário da cidade no CAM, o Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRP), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento Moradia Popular de Pernambuco (MMPP), com o objetivo de agradecer pelas parcerias firmadas e o diálogo que vem sendo mantido na atual gestão.
O coordenador do MLRP, Elimar da Silva, representando os movimentos no ato, falou sobre a importância do apoio do Governo Municipal. “Quero agradecer ao prefeito Vado por seu grande empenho em, juntamente com os movimentos, fortalecer a luta por habitação social, pela diminuição do déficit habitacional do nosso município”, disse ele, que entregou ao prefeito um documento com uma nova pauta de reivindicações, que será analisada pelo gestor.
Show_Comemorando_138Anos_Cabo_02RandyAugustoSHOWS - Para festejar o aniversário do município, também foram realizados shows abertos ao público.Com o apoio da Prefeitura, o Pátio da Estação Ferroviária (no Centro), recebeu os shows da banda Kiamo, do cantor Don Juan e a dupla Robson Alves e Léo Show, e da banda Forró da Pegação nessa quarta-feira (08). Já nessa quinta (09), a Praia de Gaibu foi palco de um show da cantora de forró Andreza Vieira.
Show_Comemorando_138Anos_Cabo_08RandyAugustoTexto: Thays Lorena e Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário