terça-feira, 28 de julho de 2015

Cabo realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde


O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciaram nessa segunda-feira (27/07), a 9ª Conferência Municipal de Saúde. A abertura aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha. Centenas de pessoas prestigiaram o primeiro dia da conferência, entre elas diversos secretários municipais e representantes da saúde do Cabo e do Estado.
Com o tema: “Saúde Pública de qualidade: Um direito do povo brasileiro”, o evento segue até o dia 29 e tem o objetivo de abordar os temas de direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade com valorização do trabalho e da educação em saúde, entre outros.
Entre os convidados a participar da mesa de abertura, estiveram presentes a secretária de regulação em Saúde, Adelaide Cabral, representando o secretário estadual; o secretário de Saúde do Cabo, Ricardo Marlon; e a gerente da 1ª regional de Saúde, Ângela lessa. Além deles, a homenageada da Conferência, Zilda Costa, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaias Cordeiro.
O secretário de Governo, José Carlos Leandro, representou o prefeito Vado da Farmácia no evento. “Temos o dever de mostrar o melhor trabalho da gestão focando a saúde, que é essencial para as políticas públicas. A palavra reconhecimento marca esse momento na saúde pública”, disse.
Para a secretária de regulação em saúde do estado, Adelaide Cabral, a atenção ao primeiro atendimento deve ser prioridade. “É com grande prazer que participo deste evento, sabendo que as propostas que serão apresentadas na conferência poderão ser levadas para as conferências estadual e nacional para buscarmos as melhores ações para a saúde da população”, enfatizou.
Para Ricardo Marlon, o momento é muito importante na perspectiva da saúde pública no brasil. “Nunca se discutiu tão diretamente as políticas de atenção à saúde. Cada vez mais os moradores se preocupam em ajudar a gestão com ações locais que trazem uma série de melhorias como um todo”, finalizou.
A conferência ainda teve a apresentação de um monólogo com o poeta cabense Gilson Sales, e foi encerrada com uma palestra sobre a saúde pública de qualidade com Maria Cristina Sete.
“Está sendo um momento único na minha vida ser homenageada em um evento tão importante como este. Meu sentimento e de dever cumprindo por tantos anos dedicados à saúde do Cabo. Me sinto grata e lisonjeada com este reconhecimento”, disse a homenageada do evento, Zilda Costa.
As atividades seguem nos dias 28 e 29, no Sest/Senat, das 8h às 17h, com a apresentação das plenárias escolhidas na pré-conferência, realizadas neste mês.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário