sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo segue até domingo


A Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo de Santo Agostinho (Mocaspe) chegou à sua 20ª edição. O evento iniciou nessa quarta-feira (08/07) e segue com três apresentações teatrais por noite até o domingo (12), quando acontece a premiação das esquetes vencedoras. A mostra acontece no Auditório Luiz Alves Lacerda, que fica por trás da escola-modelo Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. A iniciativa é do Movimento Teatral do Cabo, com o apoio da Prefeitura Municipal. A entrada custa R$ 7,00.
A primeira noite do evento contou com a apresentação das esquetes “Uma prosa daquelas”, com texto e direção de Adonis Diordigues, do Grupo Teatronamão; “O que enxerga depois do medo”, com texto de Wilma Lessa e Williams Sant’Anna  e direção de Evânia Copino (Produção Independente); e “A espera de um milagre”, com texto de Rafael Dynarck com incursões de poetas e direção de Beto Vieira (Grupo Teatro Ação).
Já nesta quinta-feira (09/07), houve encenação das esquetes “O canto da minha memória”, a partir da obra de Adélia Prado/ Eugênia Meneses/ Fernando Pessoa e construção de texto e direção de Jailson Vidigal (Trupe Cara & Coragem); “Delicado”, de Nelson Rodrigues – Livre adaptação e Direção: Marcos Bracho – Produção Independente; e “Confusão de Noivas”, com texto de Natalício Vicente e direção de Kaicky Albuquerque – Produção Independente.
O secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, comentou a importância desse movimento cultural. “É uma satisfação muito grande ter uma mostra deste porte em nossa cidade. O Governo Municipal tem dado total apoio para sua realização”, destacou o secretário.
Cerca de 100 pessoas, entre atores, diretores e equipe técnica, estão trabalhando no elenco da Mocaspe. Este ano, a mostra faz uma homenagem a Jailson Vidigal, ator e diretor morador do Cabo de Santo Agostinho. “É uma pessoa de extrema importância no cenário cultural da cidade”, comentou o coordenador do evento, Luiz Navarro.
“É muito gratificante saber que um projeto de tantos anos ainda permanece firme e forte, fico feliz como artista com mais de 30 anos de teatro, você saber que aquilo que você plantou lá atrás está dando bons frutos”, completou Navarro.
A estudante Sheila Barbosa, 17, contou como foi sua primeira vez na Mocaspe. “Foi um grande privilegio participar da Mostra. Quando estamos no palco e vemos as pessoas prestando atenção na história que estamos interpretando, o nervosismo vai embora. É muito gratificante estar levando um pouco de alegria e cultura para essas pessoas, e fico muito feliz em estar colocando em prática meu sonho de atuar”, comentou.
Confira a programação da Mocaspe para os próximos dias:
Sexta-feira – 10/07
19h30 – SENHORA DAS DORES
Texto e Direção: Luiz Navarro – Trupe Cara & Coragem

20h10 – VILA ITALIANA
Texto: Rafael Dynarck e Gisely Mariano – Direção: Rafael Dynarck – GTAZP

20h50 – UMA DOSE DE ALUCINAÇÃO
Livre Adaptação e Direção : Ananda Swamy – Coletivo Teatral Risoflora

Sábado -  11/07
19h30 – A CASA DE FABIANA
Texto: Martins Pena – Direção: Itamar Phellype – Grupo Arte Em Movimento

20h10 – FAMÍLIA SILVA EM: ENGOLINDO SAPO
Texto: Hoton Esteves com colaboração criativa de:  Ana Emília, Anderson Silva e Joelma Freitas – Direção: Hoton Esteves – Grupo Teatral Ministério do Riso

20h50 – A MAIS FORTE
Texto: August Strinberg – Direção : Alcy Saaverdra – Teodora Lins e Silva Cia de Teatro

Domingo -  12/07- ENCERRAMENTO
19H – ESQUETE VENCEDORA DO JÚRI POPULAR
19H30 – AS MAIS, MAIS
20H – HOMENAGEM
20H30 – ENTREGA DOS TROFÉUS

Texto: Camilla Moura e Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário