sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alunos da rede municipal aprendem sobre a importância dos tributos em visita à Prefeitura


alunoseducacaofiscal2Um grupo formado por 16 estudantes do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Renato Paulo Sena esteve nesta quinta-feira (22/08), no Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. A Ida dos alunos ao prédio onde está situada a Secretaria de Arrecadação e Finanças do município teve o objetivo de obter mais conhecimentos sobre os tributos arrecadados. A visita faz parte do projeto que a escola está desenvolvendo com os alunos para concorrer ao concurso de Educação Fiscal, lançado recentemente pela atual gestão municipal.
Os estudantes foram recebidos pela coordenadora do Programa Educação Fiscal, Laudicéia Ribeiro, e por dois auditores fiscais da Prefeitura, que na ocasião esclareceram dúvidas, interagiram com a meninada e destacaram para que servem os tributos, a aplicação dos recursos gerados por eles e inclusive o papel fundamental da sociedade que é cumprir com seus deveres de contribuir com os tributos e lutar por seus direitos, fiscalizando o destino desta arrecadação, que deve ajudar cada vez mais no desenvolvimento da sua cidade.
alunoseducacaofiscal1Um dos auditores, Michel Sued, ressaltou que este trabalho voltado para os estudantes é bastante propício, já que eles estão em um momento do desenvolvimento de sua formação cidadã. “A escola é a manjedoura da cidadania. A partir do momento que se trabalha a consciência cidadã com as crianças estamos investindo no futuro”, salientou. Já a coordenadora Laudicéia Ribeiro, relata que a Educação Fiscal é voltada para toda a sociedade e que trabalhando o tema com os alunos, acaba envolvendo também os pais, vizinhos e amigos.
Para a aluna do 5º ano, Vitória Kandice, 12, a vivência foi bastante interessante por ter sido uma experiência nova e que trouxe muitas informações. “Aprendi que os impostos estão presentes em quase tudo e ajudam até a melhorar a minha escola”, pontuou. “Foi muito divertido e muito bom aprender mais sobre os tributos”, avaliou a estudante do 3º ano, Ester Vitória, 9. A visita foi acompanhada por professoras e uma das gestoras da unidade de ensino.
Texto e fotos: Loyane Farias – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário