“A segurança de um município é uma questão que só é resolvida com integração. Por isso, é importante que a Prefeitura e o Estado trabalhem juntos, elaborando ações, não só ostensivas, mas também preventivas, e também pensando em um Pacto pela Vida municipal”, frisou o prefeito Vado.
O secretário municipal de Governo, Luiz Pereira, ressaltou a importância do apoio do Estado. “O Cabo tem uma rede de proteção grande, mas a demanda está cada vez maior. Com a chegada de novas empresas ao Complexo Industrial de Suape, a população flutuante aumentou e, consequentemente, os fatores negativos também, como violência, roubo, prostituição e tráfico de drogas”, explicou o secretário.
O representante do Governo do Estado agradeceu o convite do prefeito e o seu interesse em discutir melhorias na segurança pública. “Este é o primeiro passo para uma articulação entre o Estado e a Prefeitura para a implantação do Pacto pela Vida municipal como prioridade no plano de segurança na área”, destacou Bernardo D’Almeida.
Ao final, ficou designado que o secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano, coordenará as discussões para a construção do Pacto pela Vida Municipal. “A segurança cidadã hoje é a condição básica de qualidade de vida para as comunidades, e é preciso medidas ostensivas e preventivas para que o município a garanta”, comentou o secretário.
PACTO PELA VIDA – É uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União. A primeira atividade do Pacto pela Vida foi a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP-PE 2007). O Recife lançou seu plano municipal de segurança no último dia 07 de julho.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário