sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Artesanato do município recebe incentivo e conquista espaço fora do país


artesacabo1A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem realizado um bom trabalho voltado para o setor de artesanato do município. O incentivo ao artesão, proporcionado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem contribuído para o desenvolvimento do segmento e gerado boas oportunidades de negócios para os artesãos. Recentemente, alguns produtos do artesanato local estão sendo exportados para a Bélgica, país situado na Europa.
De acordo com o coordenador de Apoio ao Artesanato, Will Cruz, o estímulo no setor vai desde a melhoria da qualidade dos produtos, passando pela qualificação dos artesãos enquanto empreendedores, até a viabilização da participação deles em feiras e eventos. “A exposição destes produtos em feiras geram visibilidade e é justamente ai que estes artistas colhem o fruto do seu trabalho, garantindo vendas muitas vezes para vários meses do ano”, ressaltou.
DSC08844Dois bons exemplos são os das artesãs cabenses, Rosimere Araújo e Conceição Camelo, que estão ajudando a abastecer o mercado local, nacional e internacional. A primeira trabalha com bibelôs, biscuits e toda a gama de produtos decorativos voltados para a linha de bebê. Desde junho o seu talento está sendo exportado para a Bélgica. Ainda neste mês ela também vai fornecer para São Paulo e em breve para a Espanha. “Quem trabalha com artesanato precisa estar sempre divulgando seus produtos e o apoio que a Prefeitura Municipal vem dando para nós artesãos tem sido muito importante para que os nossos produtos sejam reconhecidos dentro e fora do Estado”, avaliou Rosimere.
“Consegui fazer bons contatos na última Fenearte. Este mês iniciei o fornecimento de geleias de araçá e mangaba, que são produtos típicos da nossa gastronomia local, feitas artesanalmente, para uma cafeteria de Recife”, destacou a artesã Conceição, que há sete anos trabalha com produtos voltados para a gastronomia, como passa de caju, bombons recheados com frutas locais e geleias.
artesacabo2Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo, o prefeito Vado acredita muito no potencial dos artistas do município e tem buscado estratégias para que cada vez mais eles possam divulgar a identidade cultural do município. “Este olhar voltado para o microempreendedor é muito importante para o desenvolvimento da cidade. E este intercâmbio difunde para outros estados e países as riquezas culturais do município”, destacou.

DSC08848


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário